Record
Último programa de Gugu, Canta Comigo marca estreia da Record nas disputas do Emmy Internacional (Imagem: Divulgação / Record)

A indicação do programa Canta Comigo na categoria de Entretenimento Sem Roteiro no Emmy Internacional encerrou uma antiga tradição da Record de boicote à premiação mais importante da televisão mundial.

No Jornal da Record, a emissora comemorou o “presente para o canal que completa 67 anos de idade”. Uma reportagem de Lúcio Sturm informou que a indicação ao Emmy é o “auge da emissora”, que nos anos 50 foi pioneira nos programas musicais e que só agora é reconhecida pela consagração mundial.

A apresentação de Gugu Liberato foi citada como o ponto alto do programa. O apresentador morreu durante a exibição do reality show, em novembro do ano passado, nos Estados Unidos, mas deixou a final gravada, o que rendeu uma grande homenagem em sua despedida na TV.

Além do Canta Comigo, o Brasil recebeu outras seis indicações no Emmy Internacional. Órfãos da Terra e Elis – Viver é Melhor do Que Sonhar, da Globo, foram indicadas nas categorias Novela e Telefilme e Minissérie para Televisão, respectivamente.

A HBO Brasil concorre ao prêmio de Melhor Programa de Arte com Refavela 40, e a Netflix aparece na categoria Melhor Comédia, com Ninguém Tá Olhando, série que recentemente foi cancelada pela plataforma de streaming.

Raphael Logam e Andrea Beltrão foram indicados nas categorias de Melhor Ator e Melhor Atriz pelas atuações nas séries Impuros e Hebe, respectivamente.

Boicote ao Emmy

Em 2008, a Record seguiu o exemplo da Televisa, no México, e declarou à imprensa que não participaria mais do evento, por desconfiar de uma interferência da Globo nas indicações. A emissora líder de audiência, vencedora de 17 estatuetas do Emmy, é uma das principais patrocinadoras da premiação e possui dois representantes na organização.

Na época, procurada para se justificar, a Globo explicou que os seus representantes não poderiam votar nas categorias que ela estava concorrendo, como regra ao regulamento do prêmio, e que cerca de 600 profissionais de televisão, de 40 países, são os responsáveis por julgar as indicações, que são auditadas por uma empresa independente.

Os vencedores do Emmy Internacional 2020 serão anunciados no dia 23 de novembro.

O post Após boicote, Record diz que indicação ao Emmy representa o “auge” da emissora apareceu primeiro em RD1 → Audiência da TV, Notícias da TV e Famosos.