Com mais de 57 mil mortes, o Brasil tem 11% dos óbitos por Covid-19 no planeta. Cidades brasileiras variam entre a flexibilização da quarentena e a retomada de medidas restritivas. Hoje é segunda-feira, 29 de junho, e o Brasil soma mais de 57 mil mortes causadas pela Covid-19. O número de casos de novo coronavírus passa de 1,3 milhão no país. O número de mortes equivale a 11% do total no mundo pela doença.
O mundo já conta mais de 10 milhões de casos confirmados e mais de 500 mil mortes. Apenas dois países somam mais de 1 milhão de diagnósticos: Estados Unidos e Brasil, respectivamente. Em terceiro lugar está a Rússia, com pouco mais de 600 mil casos de Covid-19, segundo um monitoramento da universidade norte-americana Johns Hopkins.
VACINAS TESTADAS NO BRASIL: entenda como as pesquisas funcionam
MEMORIAL: histórias de vidas interrompidas pela Covid-19
ANTICORPOS: quem já teve Covid-19 pode pegar de novo?
PESQUISA: saiba mais sobre as candidatas a vacina
PREVENÇÃO: como evitar contaminação pelo coronavírus
SINTOMAS: quais os sintomas e quando procurar um médico
Abaixo, o G1 reúne as principais notícias do dia sobre coronavírus:
Onde haverá avanços na flexibilização da quarentena e onde haverá retomada de restrições?
Movimentação no centro de Belo Horizonte em 20 de junho, antes da retomada de medidas de restrição de funcionamento do comércio
Reprodução / TV Globo Minas
Em São Paulo, a capital e as cidades da região do ABC entram nesta semana na chamada fase amarela, considerada mais branda, de acordo com o protocolo de flexibilização do governo do estado. Clubes sociais poderão reabrir, mas salões de beleza e restaurantes permanecem fechados por pelo menos mais uma semana.
No Rio de Janeiro, partir de quinta (2), bares e restaurantes e academias de ginástica poderão reabrir. No Rio Grande do Norte, haverá início da reabertura gradual do comércio a partir de quarta-feira (1º).
Em Manaus, academias e atrações turísticas estão entre as atividades que reabrem nesta segunda. Em Sergipe, também começa a reabrir em todo o estado clínicas, escritórios, lojas de cosmético, templos religiosos e salões de beleza, com exceção para os municípios da Grande Aracaju.
Já em Belo Horizonte, o caminho será inverso: as medidas de restrição estão sendo retomadas devido ao aumento de mortes na cidade e crescimento da ocupação dos leitos de UTI. O comércio volta a fechar e somente os serviços essenciais funcionarão.
Como está sendo a reabertura de bares pelo mundo?
Imagem divulgada pelo pelo bar Harper’s, que fica na cidade de East Lansing, em Michigan, nos EUA, no dia da reabertura, em 8 de junho de 2020
Reprodução Facebook/Harper’s Restaurant & Brewpub

Na Irlanda, onde todas as restrições de deslocamento dentro do país foram suspensas, e igrejas, salões de beleza, cinemas e museus já podem reabrir, fica autorizado também, a partir desta segunda-feira, o funcionamento de pubs que servem comida, depois de 15 semanas fechados. Para manter o distanciamento social, clientes terão que permanecer sentados e não poderão ficar por mais de 1 hora e 45 minutos nos estabelecimentos.
Nos Estados Unidos, onde houve flexibilização da quarentena em alguns estados, 85 pessoas que estiveram em um bar que reabriu na cidade de East Lansing, em Michigan testaram positivo para a Covid-19. Segundo o estabelecimento, clientes não seguiram orientações e se aglomeraram na calçada. O local vinha funcionando somente com 50% da capacidade, conforme recomendação do governo do estado.
Initial plugin text