Sintomas neurológicos em pacientes com Covid-19 podem variar de perda de olfato e paladar, que é extremamente comum nos casos mais leves, até derrame cerebral e encefalopatia, que causa alteração de consciência, convulsão e agitação. Você pode ouvir o Bem Estar no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência.
Cada vez mais estudos mostram sintomas neurológicos em pacientes com Covid-19. Eles podem variar de perda de olfato e paladar, que é extremamente comum nos casos mais leves, até derrame cerebral e encefalopatia, que causa alteração de consciência, convulsão e agitação.
No Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, estão sendo atendidos os casos mais graves de coronavírus da rede pública da capital. Um estudo publicado pelo grupo de neurologia que acompanhou esses pacientes, mostrou que cerca de 8% deles apresentaram esses sintomas neurológicos. Apesar da encefalopatia ser uma sequela comum em pessoas que ficam muito tempo internadas em UTIs, os casos de Covid têm surpreendido os médicos pela gravidade.
Para explicar melhor esse assunto e entender como o coronavírus pode afetar o nosso sistema nervoso, o Bem Estar conversou com o Dr. Bruno Guedes, neurologista do Hospital das Clínicas e do Sírio Libanês, e um dos autores do estudo, e com o neurocirurgião Josimar Reyes Ortiz. Josimar trabalha no Hospital das Clínicas e teve um quadro gravíssimo de coronavírus.
O podcast do Bem Estar tem a direção de Patrícia Carvalho, Karina Dorigo e Ivone Happ, assistência de direção de Ana Amélia Bazela, roteiro e edição de Fabiane Leite e Leonardo Nicastro e edição de redes sociais de Mariana Garcia.

Comunicação Globo

O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.