Segundo coordenador, Fundação tinha média de coleta de 20 bolsas de sangue por dia. Atualmente, tem conseguido de duas a cinco. Hemoba faz atendimento por hora marcada em Teixeira de Freitas, sul do estado
A pandemia do coronavírus provocou redução no número de doações de sangue no município de Teixeira de Freitas, extremo sul da Bahia. De acordo com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), nos últimos dois meses, foi registrada queda de até 70% no número de doações realizadas no município baiano.
“A gente tinha uma média mínima de coletas de 20 bolsas por dia. Hoje, a gente tem trabalhado com duas coletas, cinco. Em um dia bom, dez coletas”, conta Rodrigo Lenine, coordenador da Hemoba em Teixeira de Freitas.
“Não é suficiente. Nosso estoque hoje, desde que começou a pandemia, tem estado um estoque crítico, bem complicado. Principalmente porque a gente não tem as campanhas externas, realizadas pelos municípios em torno de Teixeira de Freitas. Isso está temporariamente suspenso, e, com a coleta que a gente tem agora semanalmente, é para fornecer aos 12 municípios do extremo sul, além de Teixeira de Freitas”, continua o coordenador.
Hemoba de Teixeira de Freitas tem baixa procura durante pandemia
Reprodução
Com a redução no número de doações, a Hemoba tem adotado como prática frequente entrar em contato com doadores cadastrados.
Para proteger funcionários e doadores durante a pandemia do coronavírus, a Fundação oferece atendimento com hora marcada para evitar aglomeração. Além disso, todos os equipamentos são higienizados após a coleta.
“Devido à Covid-19, tivemos essa questão da transmissão, perigo de as pessoas estarem juntas em uma área de recepção, de coleta. Fizemos a mudança de não deixar esse congestionamento de pessoas transitando. Então a gente iniciou um trabalho de agendamento por telefone. Na primeira semana que já começamos com esse trabalho, tivemos ótima aceitação da região”, relata explica Rodrigo Lenine.
Os interessados em realizar agendamento para doação de sangue em Teixeira de Freitas podem entrar em contato com a Hemoba através do telefone (73) 3011-2739. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Também é possível a marcação pelo site da Fundação.
Em Teixeira de Freitas, a Hemoba fica localizada na Rua Massanori Nagao, centro da cidade.
Hemoba disponibiliza número para atendimento
Hemoba / Divulgação
Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui