É possível mudar o quadro de sobrepeso ou da obesidade? Somente praticar exercícios simples, dietas restritivas, com base em carboidratos, são a sua solução?

O que poderia ajudar significadamente seria (baseado em estudos) a combinação de um treinamento com pesos, correlacionados a uma atividade aeróbica, e a uma dieta com a correta distribuição entre carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, sais minerais e fibras.

Para Abdon José Murad Júnior, a contagem de calorias ainda é um fator determinante para chegar lá! Ingerindo menos calorias do que se gasta, resultará em uma perda de peso corporal.

Mas infelizmente não é tão simples. Todo mundo possui organismos diferenciados, e todas as calorias gastadas e ganhadas não são iguais.

Abdon José Murad Júnior

As calorias são provenientes de proteínas, claro. Mas então, são iguais ou não a calorias de carboidratos? Ou então, perder peso corporal é igual a perder gordura corporal?

Porque preservar a massa magra da pessoa, é importante. E, para isso conseguir isso, a atividade aeróbica correlacionada a uma dieta restrita será baseada em contagem de calorias, não sendo suficiente. Porque cada um desses nutrientes tem a sua devida função e característica, devendo ser distribuído na dieta de cada pessoa de maneira individualizada.

Há pessoas seguem dietas baseada na quantidade da colher de arroz, da quantidade de comida ingerida no café da manhã e etc. Mas o necessário é introduzir o treinamento com pesos, exercícios significativos com uma dieta balanceada e realizada por um nutricionista.

Uma coisa que pode ajudar, é fracionar aos poucos sua alimentação. Para alcançar, você precisa de uma mudança de hábitos.

Como:

Ingerir os nutrientes adequados;

Comer entre cinco e seis refeições ao dia;

E sugere-se o intervalo de três horas entre cada refeição.

Acredite, exercícios físicos não só ajudam esteticamente como também influenciam em uma qualidade de vida melhor! Mais sorrisos, mais saúde, mais força de vontade, e por aí vai!

No Brasil, os carboidratos fazem parte do dia a dia de cada brasileiro. Mercados, restaurantes, e etc. O que acaba sendo associado a um estilo de vida cada dia mais sedentário.

O que vêm contribuindo para que mais da metade da população apresente algum tipo de sobrepeso, pelo simples fato de que consumimos mais energia do que gastamos. Mas evite carboidratos, mesmo que comuns, não são bons e não resultam em eficiência para sua dieta e prática de exercícios!

Você pode consumir proteínas em todas as refeições diárias.

Carnes e ovos são excelentes em alguns períodos do dia, como no meio da manhã e no meio da tarde. Mas para obter o resultado esperado deve-se ingerir esses nutrientes em todas as refeições diárias.

De acordo com Abdon Murad Jr, se você conseguir introduzir peito de frango ou claras de ovos nas refeições intermediárias, você conseguirá alcançar seu objetivo pelos próximos meses.

Toda a gordura acumulada no corpo desencadeia problemas de saúde que podem ser evitados (e que devem). É necessário conhecer quais são as comorbidades mais frequentes, para que um diagnóstico precoce identifique os indivíduos que precisam de uma intervenção urgente para a perda de peso.

Mas se é difícil esse hábito, e você não tem esse costume, (como muito brasileiro), há uma tecnologia de alimentos para isso.

Se você não consegue ficar pelo menos sem bolachas, barras de cereais, frutas, coockies, bolos e pães. Por que não escolher barras de proteínas ou shakes proteicos (whey protein, caseína, proteína isolada de soja, albumina)?

Atualmente, a indústria de alimentos, pretende inovar no mercado opções mais práticas, como bolachas proteicas, pães proteicos, balas de goma proteicas, ou seja, será muito mais fácil ajustar o programa alimentar com essas opções.

Mas gorduras são muito importantes na alimentação, e não podem ser totalmente cortadas. Mas claro, as gorduras boas! Há benefícios da ingestão de gorduras monoinsaturadas como azeite de oliva extra virgem, abacate, nozes, amendoim, castanhas e gorduras poli-insaturadas ômega 3.

Mesmo uma pequena quantidade de gorduras saturadas o segredo está no equilíbrio delas. O ideal é ingerir alimentos com fonte de vitaminas, sais minerais e fibras.

A ingestão de legumes e verduras, são
fontes de vitaminas, sais minerais, antioxidantes e fibras. Frutas também possuem esses nutrientes, mas são mais ricas em carboidratos (gordura boa).

Consequentemente, é necessário ser algo controlado. Elas devem ser vistas como alimentos fonte de carboidratos, podendo ser consumidas em partes do seu dia.

Os legumes e verduras, e tanto para as frutas, a preferência pelos orgânicos é sempre uma boa pedida, devido aos malefícios de pesticidas e agrotóxicos para nossa saúde.

E um dos mais importantes fatores para evitar até outras doenças: A água.

Sempre tome muita água! Mesmo pessoas que participam de um programa dietético e de treinamento, mas que não não estão fazendo uso regular da água, pode não ter efeito.

O ideal é ingerir pelo menos entre 100 e 200 ml a cada hora, aumentando para entre 500 ml e 1000 ml a cada hora de exercício. Seu objetivo é perda de gordura corporal, a água é sua amiga! Use sempre água pura durante o exercício, e esqueça bebidas isotônicas!

Elas possuem açúcares em sua composição, e também são industrializadas. Resultando em diminuir a eficácia do exercício na utilização de gordura como fonte de energia. 

Considere o horário da atividade física como se fosse algo obrigatório, como uma reunião no trabalho, e as cinco ou seis refeições diárias como momentos que não podem ser perdidos de forma alguma.

Mas e aos finais de semana?

Será que você pode comer o que eu quiser?

Siga a dieta! Independentemente do dia da semana. É possível que após várias semanas controlando a alimentação, você não se sentirá confortável ingerindo alimentos ricos em açúcares e gorduras. Isso se chama reeducação alimentar! A obesidade infelizmente pode acarretar em doenças muitas vezes irreversíveis se não houver o cuidado e tratamento necessitado. Para quem está com obesidade, Júnior diz que o mais importante não é simplesmente perder peso corporal. Mas sim melhorar a qualidade de vida, melhorar sua produtividade no trabalho e suas tarefas diárias.

Link: https://folhadeportoalegre.com/coisas-que-voce-necessita-saber-sobre-obesidade-por-abdon-murad-junior/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui