Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

Colunista do UOL

17/10/2019 11h34

Não há informações ainda sobre qual será a porcentagem de cortes nas equipes de todo o grupo Silvio Santos, mas fontes ouvidas pela coluna nesta quinta estimam o número final poderá chegar a 150 pessoas.

Do jornalismo, até o momento, a coluna apurou o corte da ótima jornalista e apresentadora Kallyna Sabino. Mais nomes serão cortados entre hoje e as próximas semanas.

Jequiti Cosméticos, hotel Jequitimar e Liderança Capitalização também sofrerão cortes. Todo o grupo, na verdade.

Trata-se, segundo a coluna apurou, a uma readequação de quadros diante da grave crise econômica e queda de receitas em todo o grupo nos últimos anos. A Jequiti, por exemplo, dá prejuízo há anos.

O SBT, por sua vez, tem apresentado rentabilidade praticamente zero.

A estimativa de demissões no SBT é que ao menos 3 pessoas em cada setor percam seus cargos. Há muito nervosismo e lágrimas neste momento em vários setores da emissora.

A crise de certa forma já era previsível: quando lançou “As Aventuras de Poliana”, Silvio deixou margem de que ela poderia ter centenas de capítulos, até mesmo para baratear custos futuros ou sobreviver em meio a cortes.

O adiamento de “O Patinho Feio” tem justamente a ver com isso:corte de gastos. A hora não é de investir em nada. Só tirar o pé do acelerador.

Embora muita gente possa pensar que toda essa crise deriva da falta de gastos publicitários do governo, é bom lembrar duas coisas: 1) os anúncios federais nunca foram volumosos o suficiente para “sustentar” qualquer TV aberta; no caso do SBT nunca chegaram a 10% ; 2) o governo está, sim, gastando em publicidade em TV aberta. Não muito, mas está.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook e site Ooops

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Ricardo Feltrin

A estreia da reprise de “Avenida Brasil” no “Vale a Pena Ver de Novo” (Globo) causou certo furor entre internautas.

Ricardo Feltrin

Ainda é cedo para conclusões finais, mas o novo vespertino “Se Joga”, da Globo, segundo esta coluna apurou, está registrando índices de audiência menores que seu antecessor, o finado “Vídeo Show”.

Ricardo Feltrin

No sábado, horas após a publicação nesta coluna de informações do Sindicato dos Radialistas de SP, de que a Globo promoverá demissões em massa nas equipes de gravações externas, dirigentes da casa voltaram a se reunir com os trabalhadores para tentar acalmá-los.

Ricardo Feltrin

As medições de audiência da Kantar Ibope Media na TV brasileira servem não apenas para aferir o tamanho do público que cada emissora tem, mas também quer tipo de público é esse.

Ricardo Feltrin

A Polícia Federal está lançando uma ofensiva contra sites que transmitem ilegalmente partidas de futebol de campeonatos no Brasil e no mundo. Sites como o Futemax, por exemplo, estão no alvo inicial, segundo esta coluna apurou junto a fontes envolvidas na operação.

Ricardo Feltrin

O Sindicato dos Radialistas de São Paulo afirma que a TV Globo está demitindo e vai demitir dezenas de funcionários que hoje trabalham com equipes de reportagens externas.

Ricardo Feltrin

A coluna publica hoje mais uma vez o ranking dos canais mais vistos no mês de setembro.

Ricardo Feltrin

Se por um lado a TV Globo (aberta) está crescendo em ibope no governo Jair Bolsonaro, o mesmo não se pode dizer da GloboNews, canal noticioso do Grupo na TV por assinatura.

Ricardo Feltrin

Há algo em comum com os recentes rumores de que Patrícia Poeta e Zeca Camargo teriam sido sondados ou estão negociando com a Record.

Ricardo Feltrin

Por que odiamos? Que sentimento exclusivamente humano é esse? É isso que a série especial produzida por Steven Spielberg e Alex Gibney.

Ricardo Feltrin

O telejornal matinal “Fala Brasil”, da Record, já foi um dos produtos mais bem sucedidos da Record. Formato original, dinâmico, foi vice-líder de audiência até o ano passado.

Ricardo Feltrin

O canal pago Comedy Central exibe nesta segunda (07), o episódio de estreia da 23ª temporada de “South Park”, um dos mais longevos desenhos animados e certamente o mais politicamente incorreto do mundo.

Ricardo Feltrin

No próximo dia 13, domingo, o canal pago The History vai exibir uma maratona com a 1ª temporada completa da série “Projeto Livro Azul”.

Ricardo Feltrin

A resposta verdadeira é “nada”. Silvio está sendo o que sempre foi. Esperto, oportunista, exibido, manipulador e, claro, vendedor. Ótimo vendedor.

Ricardo Feltrin

A chegada de Reinaldo Gottino à sede de transição da CNN Brasil, anteontem, causou comoção e lágrimas. Esta coluna obteve a gravação do momento em primeira mão.

Ricardo Feltrin

Silvio Santos aprontou mais uma “surpresa” no público e dentro de sua emissora: colocou no ar ontem um dos produtos “pseudojornalísticos” mais violentos e apelativos do mundo, o programa “Alarma TV”.

Ricardo Feltrin

Ao menos três ex-jornalistas demitidos ou que se demitiram da Globo continuam aparecendo na tela da emissora várias vezes ao dia. Inclusive em horário nobre.

Ricardo Feltrin

O programa “Se Joga”, da Globo, estreou ontem com uma derrota para a Record em São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e Goiânia, como esta coluna antecipou.

Ricardo Feltrin

Aos 68 anos, o locutor, jornalista e comentarista esportivo Fernando Vanucci está atravessando um momento difícil. O último infarto que sofreu, em abril passado, o deixou muito debilitado.

Ricardo Feltrin

Ok, já deu para entender: se continuar como foi na estreia, o “Se Joga” (Globo) se arrisca a virar uma “releitura” da última e pior fase do “Video Show”: muito apresentador, pouco conteúdo, piadinhas sem graça, quadros copiados, matérias irrelevantes e a presença de globais no palco.

Ricardo Feltrin

O programa “Se Joga” estreou nesta segunda-feira (30) com atraso de quase 20 minutos em relação ao horário anunciado pela Globo.

Ricardo Feltrin

Há cerca de cinco anos, no período da tarde, a Globo começou a sofrer concorrência de um pequeno quadro de fofocas da Record, de menos de meia hora e comandado por uma apresentadora até então pouco conhecida: Fabíola Reipert.

Ricardo Feltrin

Quando começou no jornalismo, por volta de 99, Chris Flores seria o que se chama de uma moça “nerd”. Cabelo curtinho, óculos com lentes muito grossas, leitora voraz, perfeccionista, e que pouco falava na redação. Os colegas só a viam (e ouviam) dar risada das palhaçadas alheias.

Ricardo Feltrin

No próximo dia 10 o cantor e compositor Gilberto Gil vai se apresentar em SP com uma convidada especial: sua neta cantora Flor Gil, de 10 anos.

Ricardo Feltrin

O processo trabalhista que o jornalista e ex-apresentador do SBT Hermano Henning move contra a emissora já está em vias de chegar à 3ª instância da Justiça do Trabalho, segundo esta coluna apurou.

Ricardo Feltrin

A Netflix, por meio de sua assessoria, confirmou a esta coluna que tem “mais de 10 milhões de assinantes” no Brasil. Em junho vazou no mercado que a empresa teria “mais de 8 milhões” de assinantes.

Ricardo Feltrin

Otaviano Costa volta ao ar em novembro. A princípio será no YouTube, no canal que leva seu nome e foi apresentado anteontem num dos maiores eventos da plataforma no país, com forte presença da nata publicitária (youtube.com/otaviano).

Ricardo Feltrin

A decisão de Silvio Santos de cancelar o episódio da novela “Cùmplices de Um Resgate” ontem e exibir em seu lugar a íntegra do discurso de Jair Bolsonaro na ONU se mostrou acertada –do ponto de vista de audiência, pelo menos.

Ricardo Feltrin

Desde sua primeira edição, em 1985, o Rock in Rio teve um público total de 9 milhões de pessoas. A próxima edição começa amanhã e termina no dia 6 de outubro.

Ricardo Feltrin

A saída de Reinaldo Gottino da RecordTV, anunciada na semana passada com exclusividade pelo site “Notícias da TV”, primeiro pegou a emissora e os funcionários de surpresa, mas logo o cargo vago no “Balanço Geral” gerou um terremoto de necessidades e interesses.

Ricardo Feltrin

Um ex-global vai aparecer em breve no SBT. Houve especulações de que Otaviano Costa iria esta semana ao SBT para “negociar” um contrato com Silvio Santos, mas a verdade é outra.

Ricardo Feltrin

A coluna revela hoje o ranking dos 40 canais mais vistos no mês de agosto, segundo dados da Kantar Ibope Media (que obtivemos por terceiros, já que a empresa é proibida de divulgar números como esses).

Ricardo Feltrin

Antes de decidir ao lado da mulher, Simone, que iria assinar contrato com a CNN Brasil, o jornalista e apresentador Reinaldo Gottino foi no mínimo “destratado” pela direção da Record ao menos três vezes.

Ricardo Feltrin

Uma das medições de audiências feitas pela Kantar Ibope Media no país se chama “PayTV”. Ela só mede os canais se eles estiverem sendo sintonizados por meio de aparelho ou satélite na TV por assinatura.

Ricardo Feltrin

Desde janeiro os bolsonaristas radicais atacam, xingam, sobem hashtags negativas, tripudiam dos erros, desprezam os acertos, perseguem os profissionais da Globo nas redes, mas o público nacional médio da emissora —aparentemente— não está nem aí.

Ricardo Feltrin

Além de não cumprir a promessa eleitoral de acabar com a TV Brasil, criada pelo governo Lula, o governo Jair Bolsonaro também fez a emissora regredir um ano em seu índice de audiência.

Ricardo Feltrin

No início da tarde desta terça-feira (18) o jornalista e apresentador Reinaldo Gottino assinou a rescisão de contrato com a Record, segundo esta coluna apurou.

Ricardo Feltrin

No próximo domingo, a partir das 11h, o público que frequenta a avenida Paulista terá a chance de assistir a uma pequena apresentação do maestro João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica Sesi-SP.

Ricardo Feltrin

Do ponto de vista estratégico, foi uma bela e inesperada jogada do CEO da CNN Brasil, Douglas Tavolaro: ninguém apostaria que ele tiraria Reinaldo Gottino da Record. Foi cirúrgico.

Ricardo Feltrin

Foi assinada na manhã desta segunda-feira um acordo de parceria entre a RedeTV, a produtora Endemol e a equipe do humorístico “Encrenca”, segundo esta coluna.

Ricardo Feltrin

Em 2019, em média, a cada minuto três pessoas ou famílias cancelam o pacote de de TV por assinatura no Brasil, segundo depuração de dados obtidos no site da Anatel.

Ricardo Feltrin

O nome —certamente falso— usado é Ricardo, ele age em São Paulo e está dando golpe em muitas mulheres maduras e garotas jovens que aspiram se transformar em atrizes pornô.

Ricardo Feltrin

O escritório de advogados que representa o cantor e compositor Nando Reis, e a família de Marcelo Fromer (1961-2001) discute um acordo pacífico com os remanescentes e atuais donos da banda Titãs. A briga é por direitos autorais não pagos e/ou não recebidos por Reis e os herdeiros Fromer desde o início dos anos 2000.

Ricardo Feltrin

O nome ainda é provisório, mas Angélica Ksyvickis Huck começou a fazer os primeiros pilotos do programa que pode apresentar na Globo a partir de 2020, segundo esta coluna apurou.

Ricardo Feltrin

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui