Chamas atingiram distrito Estrada Velha de Mutans, no domingo (28). Não há registro de feridos. Queimadas destroem mais de 90 hectares de vegetação em Guanambi, na região sudoeste
Um incêndio atingiu uma área de vegetação na Estrada Velha de Mutans, distrito de Guanambi, cidade no sudoeste da Bahia, no domingo (27). As chamas destruíram cerca de 90 hectares de vegetação, o que equivale aproximadamente 90 campos de futebol. Não houve feridos
Entre os focos que atingiram o município, no mês de setembro, este caso foi o de maior proporção registrado até o momento. A brigada voluntária foi acionada por volta das 13h e o fogo só foi controlado por volta das 18h. Moradores e donos de fazendas da região também ajudaram no combate.
Outros incêndios
Incêndio atinge vegetação e queima cerca de 90 hectares em Guanambi, no sudoeste da Bahia
Reprodução/TV Bahia
Segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que faz o acompanhamento por satélite, de sexta-feira (25) até domingo (27), foram registrados mais 159 novos focos de queimadas na Bahia.
Um incêndio de grandes proporções também atingiu a cidade de Barra, no oeste do estado. Foram 13 dias de combate ao fogo e, nesta segunda-feira (28), os bombeiros informaram que a situação já é considerada sob controle.
Na semana passada, no norte do estado, tiveram queimadas em Juazeiro e Pilão Arcado. O fogo também chegou ao parque nacional da Chapada Diamantina, mas foi contido por voluntários.
Os especialistas ambientais acreditam que mais de 90% dos incêndios em vegetação começam a partir da ação humana, principalmente para limpeza de área por agricultores.
Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.
Assista aos vídeos do Bahia Meio Dia