Negros que merecem mais espaço na TV: junto com Maju Coutinho, conheça outros bons profissionais (Imagem: Globo / Fábio Rocha)

Nos últimos meses, a discussão sobre racismo e representatividade negra nunca foi tão frequente em todas as esferas. Na televisão, não poderia ser diferente. Muito se reflete sobre os negros que merecem mais espaço na TV.

Boas iniciativas não faltaram. Do legado às homenagens para Chadwick Boseman, passando pela histórica edição do Em Pauta, até chegar à criação do Conversa Preta, na TV Bahia.  Mas o espaço dado ao tema e seus porta-vozes precisa ser ainda mais ampliado.

Muitos já chegaram ao auge – casos de Glória Maria, Maju Coutinho, Taís Araújo, Lázaro Ramos e Iza, entre tantos outros. Mas, com todo respeito a esse time, a proposta deste texto é enaltecer o (bom) trabalho de profissionais que já estão na televisão, mas merecem mais destaque.  Vamos a eles:

Thiago Oliveira

Thiago Oliveira está entre os negros que merecem mais espaço na TV
Thiago Oliveira está entre os negros que merecem mais espaço na TV (Imagem: Divulgação / Globo)

Para começar a nossa lista de negros que merecem mais espaço na TV, a justa citação ao trabalho do jornalista Thiago Oliveira. No início da carreira, ele teve experiência na produtora de Sônia Abrão e também na TV Gazeta.

Na emissora mantida pela Fundação Cásper Líbero, participou de programas de televendas. Depois, teve o projeto do Super Esporte aprovado. Tal qual Tiago Leifert  fazia na Globo, a proposta era falar do assunto de uma maneira descontraída.

Após ser dispensado pela antiga casa, foi contratado pelo Grupo Globo. Nos primeiros anos, deu expediente no Sportv, até ser escalado para assumir o Bloco de esportes do Hora 1.

Aos sábados, ele cobre folgas de Felipe Andreolli na versão paulista do Globo Esporte. Como principais qualidades, o carisma e a segurança na condução das reportagens.

Manoel Soares

Após colaborar com jornalismo e entretenimento, Manoel Soares substitui André Marques no É de Casa (Imagem: Reprodução / Instagram)

Ativista social, Manoel Soares nasceu em Salvador. Mas foi no outro extremo do país, no Rio Grande do Sul, que ele iniciou sua carreira na televisão.

No estado, além da TVE, integrou por 15 anos a equipe da RBS TV. O convite surgiu após assistir a uma palestra com Alice Urbim – que já ocupou diversos cargos na afiliada, inclusive o de Gerente de Programação. Naquele dia, ele se destacou pelo seu olhar crítico e provocador sobre a cobertura das expressões artísticas populares.

Após algumas aparições em rede, recebeu o convite para integrar a equipe de repórteres do Encontro. Na atração de Fátima Bernardes – e em outras do entretenimento – ele segue com a proposta de dar voz às minorias.

Gradualmente, porém, seu trabalho vai ganhando mais destaque. Durante a pandemia, já produziu alguns conteúdos para o Fantástico.

Enquanto André Marques estiver se dedicando à retomada do The Voice Kids, vai estrear na apresentação do É de Casa. Também foi o escolhido para fazer a justificativa na exibição do filme Pantera Negra, em homenagem a Chadwick Boseman. Por tudo isso, Manoel Soares está entre os negros que merecem mais espaço na TV.

Aline Midlej

Aline Midlej é um dos principais nomes da Globo News (Imagem: Globo/Ramón Vasconcelos)

Se um dia, lá no começo da carreira, a competente Aline Midlej ouviu de um antigo chefe a inacreditável sugestão para que alisasse seus cabelos, hoje ela tem todos os motivos para celebrar sua trajetória. Entre os inúmeros reconhecimentos que conquistou, estão o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos e também o Prêmio Esso.

Em TV, passou por diversas emissoras.  Começou como estagiária na Globo, depois Record, TV Brasil e Band. Na emissora do Morumbi, a jornalista era um dos rostos do Café com Jornal.

Atualmente, está a frente do Edição das 10h, na GloboNews. Há pouco tempo, porém, ela foi testada no comando do Em Pauta, programa que vai ao ar no horário nobre.

Qualquer que seja a emissora ou o jornal em que Aline esteja, há uma certeza. Ela sempre busca humanizar a comunicação, traduzindo assuntos de interesse público, de maneira que todos consigam compreender a informação. Não à toa, Aline inspira até crianças.

Tábata Poline

Tábata Poline representa minorias na TV (Imagem: Reprodução / Globo Minas)

Preta, pobre e favelada. É assim, com orgulho, que Tábata Poline fala sobre sua origem e se reconhece como uma porta-voz das minorias na televisão.

Sendo cria das comunidades, ela é naturalmente determinada. E foi essa vontade de aprender, que transformou a menina “crua” (segundo palavras da própria) – que pouco conhecia sobre o universo da TV – em apresentadora.

Atuando como produtora e repórter do G1 / Globo Minas, ela conta que se sentiu acolhida pelas equipes. Logo, começava a deixar sua marca e construir uma identificação com o telespectador. Exemplo disso são as reportagens feitas pelo celular.

O resultado de tamanha obstinação não poderia ser outro. Desde o ano passado, ela apresenta, ao lado de Renata do Carmo, o Rolê nas Gerais.

Apresentada aos sábados, logo após o Terra de Minas, a atração concede o protagonismo às mais de 185 favelas de Belo Horizonte.

No Rolê nas Gerais, as rotinas das comunidades são mostradas de cima, contadas por quem protagoniza os desafios do dia a dia. Gente que tem muita história para contar e talento para encarar o rolê.

Luiz Fará Monteiro

Record
Luiz Fara Monteiro já foi correspondente internacional na África (Foto: Reprodução/Record TV)

Luiz Fará Monteiro fez história no Jornalismo ao assumir, a convite da Record, o posto de primeiro correspondente internacional brasileiro fixado na África do Sul.

Desse período – que teve início do final de 2008 e se estendeu até meados de 2010 – o seu grande aprendizado foi a desconstrução dos próprios pré-conceitos. Em contraponto à imagem de extrema miséria, cita-se a infraestrutura moderna e avançada de alguns países.

No Brasil, esse carioca de nascimento é um rosto conhecido do telespectador que sintoniza a Record em Brasília. Na capital federal, ele também já comandou A Voz do Brasil e Café com o Presidente.

Atualmente, Fará é repórter especial. Em 2019, foi promovido ao rodízio do Jornal da Record, aos sábados. Na condição de titular, está cotado para assumir uma das edições do Boletim JR 24 horas.

Cynthia Martins

Hoje na Band, Chynthia Martins já passou pela Band News (Imagem: Reprodução / Band)

Cynthia Martins é o rosto feminino do Band Notícias, telejornal da faixa das 22h na Bandeirantes. De maneira dinâmica, a ideia é contextualizar as principais notícias do dia.

Até então, antes de ser efetivada neste projeto, ela dava expediente no canal de notícias do grupo, a Band News. Também pelo canal do Morumbi, ela já cobriu uma edição do Band Folia e foi comentarista do Show do Esporte, quando ancorado por Milton Neves.

Falando em esporte, sua passagem pelo SporTV lhe rendeu experiência na cobertura de grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas Rio 2016. Mas, exercitando toda a sua versatilidade, ela já cobriu competições bem menos glamourosas. Sempre com o mesmo profissionalismo.

Vale lembrar que, em paralelo ao seu trabalho na televisão, Cynthia também ministra palestras que abordam racismo, diversidade e gênero. Reúne todos os méritos para integrar essa seleção de negros que merecem mais espaço na TV.

Negros que merecem mais espaço na TV: quem você citaria?

Chegamos ao fim da nossa seleção de negros que merecem mais espaço na TV. Mas sabemos que existem muitos outros profissionais, tão talentosos quanto os já citados aqui. Nosso profundo respeito a todos.

Para que este texto fosse, de fato, representativo, é justa a revelação de que este colunista pediu ajuda a dois amigos negros, jornalistas, para a seleção dos personagens. Fica o agradecimento a Wander Veroni e Lucas Caldas.

Próximo do fim, é importante compartilhar uma dica de Wander. O perfil no Instagram Jornalistas Negrxs se propõe a dar ainda mais visibilidade a todos os profissionais de imprensa que tem a pele preta. Vale seguir.

O post Junto com a Maju: negros que merecem mais espaço na TV apareceu primeiro em RD1 → Audiência da TV, Notícias da TV e Famosos.