O último recorde global havia sido alcançado na sexta (10), quando o mundo registrou 228 mil novos casos. OMS demonstrou espanto ao informar que metade dos casos foi registrada em apenas dois países, Brasil e EUA. 11 de julho – Profissionais da saúde removem equipamentos de proteção depois de examinar moradores em busca de sintomas de Covid-19, na favela Deonar, em Mumbai, na Índia. Em apenas três semanas, a Índia passou do sexto país mais afetado pelo coronavírus para o terceiro, segundo uma contagem pela Universidade Johns Hopkins
Rajanish Kakade/AP
O mundo alcançou novo recorde de novos casos diários de coronavírus: segundo o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) com dados do domingo (12), 230.370 novas infecções foram registradas em apenas 24h.
O último recorde de novos casos diários havia sido registrado na sexta-feira (10), com 228 mil casos.
De acordo com o relatório da OMS, o Brasil é o segundo país com maior número de novos casos diários. Entre os cinco primeiros com os maiores registros, 3 estão na América:
Estados Unidos, com 66.281 novos casos;
Brasil, com 45.048 novos casos;
Índia, com 28.637 novos casos;
África do Sul, com 13.497 novos casos;
México, com 6.891 novos casos
“Quase 80% desses casos foram relatados em apenas 10 países e 50% vêm de apenas dois países. Embora o número de mortes diárias permaneça relativamente estável, há muito com que se preocupar”, informou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanon.
“Deixe-me ser franco, muitos países estão indo na direção errada. A Covid-19 continua sendo o inimigo público número um, mas as ações de muitos governos e pessoas não refletem isso”, disse Tedros nesta segunda
Quanto ao número de novas mortes pela Covid-19 em 24h, o Brasil aparece em primeiro lugar de acordo com o relatório da OMS do domingo. Com exceção da Índia, todos os países entre os cinco com maiores números de morte são da América:
Brasil, com 1214 novas mortes;
Estados Unidos, com 803 novas mortes;
México, com 665 novas mortes;
Índia, com 551 novas mortes;
Colômbia, com 211 novas mortes
Em todo o mundo, segundo o relatório, foram registradas 5.285 novas mortes pela Covid-19 nas últimas 24h. Desde o início da pandemia, já são 561.617 mortes, sendo que mais de 50,4% delas aconteceram na América.
‘Não haverá retorno ao antigo normal em um futuro próximo’, diz diretor-geral da OMS
América Latina vira a 2ª região com mais mortes pela Covid-19
Durante a coletiva desta segunda, a OMS reforçou as medidas individuais e coletivas para conter a transmissão do coronavírus. Tedro destacou:
Manter o distanciamento físico
Lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel
Usar máscaras
Adotar a etiqueta da tosse (cobrir a boca com a parte interna do braço)
Fazer quarentena quando estiver doente
“Se o básico não for seguido, há apenas um caminho para esta pandemia: ficar cada vez pior”, advertiu o diretor geral da OMS.
Países em intensa fase de transmissão
Tedros apontou que muitos países estão perdendo os ganhos obtidos depois que reabriram, principalmente nos países que estão em intensa fase de transmissão. “Estamos vendo isso nas Américas, no sul da Ásia e em vários países da África”, informou.
“Todos esperamos que haja uma vacina eficaz, mas precisamos nos concentrar no uso das ferramentas que temos agora para suprimir a transmissão e salvar vidas”, disse Tedros.
Testes de vacina chinesa no Brasil começam dia 20
Cientistas chineses garantem imunização eficaz para 90% dos pacientes
Saiba mais sobre a vacina de Oxford contra a Covid-19
Pandemia segue acelerando e está fora de controle na maioria dos países, alerta OMS
Transmissão pelo ar
Na terça (7), a OMS reconheceu que o coronavírus pode ser transmitido pelo ar, e não somente pelo contato com as gotículas expelidas por pessoas infectadas, como vinha afirmando.
A líder técnica para prevenção e controle de infecções da OMS, Benedetta Allegranzi, reconheceu que estão surgindo novas evidências desse risco de contágio pelo ar, mas afirmou que elas não são definitivas e que ainda é preciso reuni-las e interpretá-las.
Allegranzi destacou que a OMS já recomenda que as pessoas evitem ambientes fechados e cheios, mantenham o distanciamento e que usem a máscara em determinadas situações.
Initial plugin text