Jornal americano diz que presidente dos EUA pagou apenas US$ 750 de imposto de renda em 2016, ano em que foi eleito, e não pagou nenhum centavo do tributo por 10 anos. Republicano diz que informação é falsa. Presidente dos EUA, Donald Trump, durante coletiva de imprensa na Casa Branca nesta segunda-feira (28)
Carlos Barria/Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na segunda-feira (28) que pagou “muitos milhões de dólares em impostos” e que ele tinha muito mais ativos do que dívidas. Porém, o republicano não ofereceu provas nem prometeu liberar suas declarações financeiras antes das eleições marcadas para o dia 3 de novembro.
Em uma série de publicações no Twitter, o presidente respondeu a uma reportagem do jornal “New York Times” que mostrou que ele pagou apenas US$ 750 em Imposto de Renda federal tanto em 2016 quanto em 2017, após anos reportando perdas expressivas em seus empreendimentos empresariais. 
ENTENDA: Como Trump pode ter passado tanto tempo sem pagar imposto de renda
ANÁLISE: As denúncias podem ter impacto nas urnas?
“Eu paguei muitos milhões de dólares em impostos, mas tive direito, assim como todo mundo, a depreciação e créditos fiscais”, escreveu.
“Eu não estou nem um pouco endividado –eu tenho poucas dívidas comparadas ao valor dos meus ativos.”
The New York Times tem acesso a informações de imposto de renda de Trump
O presidente, que vai enfrentar o rival democrata Joe Biden na noite de terça-feira no primeiro debate presidencial da campanha, disse ter “ativos extraordinários” e se gabou de um demonstrativo financeiro “muito impressionante”.
Segundo o jornal, Trump possui centenas de milhões de dólares em dívidas entre perdas crônicas em seus negócios que utilizou para evitar o pagamento de impostos. O “Times” diz ter conseguido acesso a declarações de impostos que cobrem mais de duas décadas de Trump e suas empresas. 
‘Questão de segurança nacional’
Equipe monta nesta segunda (28) cenário do primeiro debate entre Donald Trump e Joe Biden, em Cleveland
Jonathan Ernst/Reuters
As dívidas reportadas de Trump levantam questões de Segurança Nacional, disse a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, já que o povo merece saber para quem ele deve dinheiro, já que isso poderia ser usado como moeda de troca contra ele.
“Para mim, isso é uma questão de segurança nacional”, disse Pelosi à rede MSNBC. 
Trump rompeu com uma tradição de décadas entre presidentes e candidatos à Presidência dos Estados Unidos quando se recusou a liberar suas declarações federais de Imposto de Renda na primeira vez que concorreu ao cargo em 2016. 
O republicano diz que fez isso pois está sendo auditado pelo Serviço de Receita Interna, mas a agência diz que não há um motivo pelo qual ele não possa publicar suas declarações enquanto passa por auditoria. 
PLAYLIST: Eleições nos EUA 2020