Ex-secretário de Saúde é preso no Rio. Dinamarca cria passaporte de Covid-19 negativo. No Brasil, mortes de indígenas idosos por Covid-19 colocam em risco línguas que não podem ser resgatadas. E o G1 passa a detalhar diariamente os dados da pandemia. Hoje é sexta-feira, 10 de julho, e o Brasil passou de 69 mil mortes causadas pela Covid-19. O número de casos de novo coronavírus chega a 1,7 milhão no país. O número de mortes equivale a 12,5% do total no mundo pela doença, que já tem 12 milhões de casos confirmados e mais de 555 mil mortes.
Apenas dois países ultrapassaram 1 milhão de diagnósticos: Estados Unidos e Brasil. Em seguida estão Índia (793 mil casos) e Rússia (712 mil casos), segundo um monitoramento da universidade norte-americana Johns Hopkins atualizado nesta manhã.
SINTOMAS: quais os sintomas e quando procurar um médico
VACINAS TESTADAS NO BRASIL: entenda pesquisas
MEMORIAL: histórias de vidas interrompidas pela Covid-19
ANTICORPOS: quem já teve Covid-19 pode pegar de novo?
PESQUISA: saiba mais sobre as candidatas a vacina
PREVENÇÃO: como evitar contaminação pelo coronavírus
Abaixo, o G1 reúne as principais notícias do dia sobre coronavírus:
Por que o ex-secretário de Saúde do RJ foi preso?
O ex-secretário de Saúde do RJ Edmar Santos, que foi preso manhã desta sexta-feira (10), em uma nova operação apura irregularidades nos contratos de Saúde do RJ durante a pandemia de Covid-19. Ele é policial militar da ativa e foi exonerado da Secretaria de Saúde do RJ no dia 17 de maio. Ele havia assumido a pasta no início do governo Witzel.
Santos e outras sete pessoas são acusados pelo Ministério Público de improbidade administrativa. O ex-secretário deve responder por peculato – corrupção cometida por funcionário público – e organização criminosa. O G1 ligou para a defesa do ex-secretário, mas não havia conseguido contato até por volta das 10h40.
Algum país já criou passaporte de ‘Covid-19 negativo’?
Pioneiro na Europa, o Passaporte Covid-19 negativo foi criado pelo governo da Dinamarca e vai funcionar como uma garantia que os viajantes dinamarqueses possam visitar outros países que abriram as fronteiras e têm baixa incidência de contágio de Covid-19. O documento pode ser obtido depois que o residente dinamarquês realizar um teste e o resultado for negativo.
Que risco a Covid-19 representa para as tradições indígenas?
O Ministério da Saúde já registrou 187 mortes de indígenas pelo novo coronavírus até esta quinta-feira (9). Mas um levantamento da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) fala em 453 mortos. Não há dados sobre as faixas etárias mais atingidas nesse grupo, mas, como a Covid-19 costuma ser mais grave para os idosos, aldeias estão preocupadas com seu futuro. A morte dos mais velhos coloca em risco línguas e festas tradicionais que não podem ser resgatadas. São mais de 200 línguas indígenas faladas no Brasil, muitas em preservação pelos mais velhos.
Aripã e Katica em terra indígena Karipuna, em Rondônia, em 2019
Fabio Tito/G1
Quais dados sobre a pandemia do coronavírus o G1 passou a detalhar?
O G1 e os telejornais da Globo e da GloboNews passaram a divulgar dados mais detalhados sobre a pandemia de Covid-19 no Brasil. Esses indicadores vão permitir mostrar onde as mortes causadas pelo novo coronavírus estão aumentando, diminuindo ou estáveis.
Um deles é recomendado por especialistas e adotado por diversos veículos da imprensa internacional – é a média móvel (média dos últimos 7 dias; é móvel porque os números de um dia são carregados para a média seguinte, se movem). Como os dados de Covid-19 podem ter variações diárias muito grandes que não têm relação com o avanço do vírus, como atrasos nos registros, falta de testes, entre outros problemas, o novo modelo busca reduzir esses efeitos.
Os gráficos desta sexta-feira mostram que os números de mortes por Covid-19 estão subindo em 8 estados e no DF; veja aqui.
Outras notícias do dia:
Rio tem nova fase da reabertura a partir desta sexta; horário de shoppings é ampliado
França vai adotar teste de saliva nos aeroportos para evitar 2ª onda de Covid-19
Initial plugin text