Coreia do Sul determina isolamento de fiéis de igreja protestante após novos contágios, e prefeitura de SP prorroga contrato para funcionamento de hospital de campanha. Hoje é segunda-feira, 17 de agosto, e o Brasil tem 3,3 milhões de casos confirmados de coronavírus. O número de mortos pela Covid-19 no país passa de 107 mil.
A média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 963 óbitos, uma variação de -3% em relação aos dados registrados em 14 dias, com base em dados da noite deste domingo (16). Já a média móvel de casos foi de 43.488 por dia, uma variação de 0% em relação aos casos registrados em 14 dias.
Em todo o mundo, três países já superaram a marca de 1 milhão de diagnósticos: Estados Unidos (5,4 milhões), Brasil (3,3 milhões) e Índia (2,6 milhões). No total de mortos, os países com os piores números são: Estados Unidos (170 mil mortes), Brasil (107 mil) e México (57 mil).
IVERMECTINA: por que ela não é a pílula mágica contra a Covid-19
MÉDIA MÓVEL: veja onde as mortes estão subindo, em estabilidade ou em queda
SINTOMAS: quais os sintomas e quando procurar um médico
VACINAS TESTADAS NO BRASIL: entenda pesquisas
MEMORIAL: histórias de vidas interrompidas pela Covid-19
ANTICORPOS: quem já teve Covid-19 pode pegar de novo?
PESQUISA: saiba mais sobre as candidatas a vacina
PREVENÇÃO: como evitar contaminação pelo coronavírus
Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19
Abaixo, o G1 reúne as principais notícias do dia sobre coronavírus:
Por que a Coreia do Sul está isolando fiéis de igreja protestante?
Funcionários do governo vestindo roupas de proteção são vistos em um posto de controle temporário para restringir o acesso à Igreja Sarang Jeil em Seul, na Coreia do Sul, nesta segunda-feira (17)
Jung Yeon-Je/AFP
O governo sul-coreano determinou nesta segunda-feira (17) uma quarentena para milhares de integrantes de uma igreja protestante de Seul. A determinação ocorreu após a detecção de vários focos de contágio do novo coronavírus em comunidades religiosas no país. O principal foco, segundo as autoridades, está na igreja Sarang Jeil de Seul, onde foram detectados 315 casos. Foi determinada uma quarentena para 3.400 membros da comunidade.
Durante o fim de semana, foram anunciadas restrições e proibições de reuniões religiosas em Seul e na província vizinha de Gyeonggi, onde mora quase metade da população do país. A Coreia do Sul é considerada um dos países com a melhor gestão da pandemia. Não houve confinamento generalizado. Em vez disso, foram aplicados testes em larga escala, com isolamento de infectados e de pessoas que tiveram contato com eles.
Hospital de campanha de SP tem contrato para funcionar prorrogado?
Profissionais da saúde usam roupas e equipamentos de proteção durante trabalho no hospital de campanha montado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, em 1º de agosto
Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo
Sim, a Prefeitura de São Paulo prorrogou o contrato com a organização social responsável pelo gerenciamento do Hospital de Campanha do Anhembi, na Zona Norte da cidade. A previsão inicial estabelecia o funcionamento até o final de agosto. Entretanto, nesta segunda-feira (17), a secretaria municipal de Saúde confirmou que o contrato foi renovado até o final de setembro. O motivo da prorrogação não havia sido informado até por volta de 11h15.

Vacina para Covid-19 já foi patenteada na China?
Foto da vacina candidata da CanSino Biologics para a Covid-19, tirada em 24 de março.
China Daily via Reuters

O governo da China concedeu a primeira patente de vacina para a Covid-19 do país à farmacêutica CanSino, informou o jornal estatal “Diário do Povo” neste domingo (16). A vacina Ad5-nCoV é uma das principais candidatas chinesas na busca de uma vacina para a doença causada pelo novo coronavírus.
Isso significa que a CanSino tem a propriedade sobre a vacina e o direito de vender as doses. De acordo com o resumo da patente, a vacina apresenta boa imunização em testes com camundongos e pode ser produzida rapidamente em grande escala. O médico virologista Maurício Lacerda Nogueira, professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, explica que a concessão da patente é um trâmite burocrático.
No mês passado, a CanSino anunciou que pretendia lançar estudos de fase 3 da imunização no Brasil, na Rússia, no Chile e na Arábia Saudita. Testes preliminares já indicaram que a vacina é segura e induziu resposta imune, segundo pesquisadores. Outra candidata chinesa, a Coronavac, da Sinovac, já está sendo testada no Brasil
Outras notícias do dia:
Nova fase de flexibilização é adiada no Rio; fim de semana tem aglomerações
‘Foi uma festa surpresa’, diz responsável por clube com centenas de banhistas em BH