A Rússia anuncia que entrega o 1º lote da sua vacina contra Covid-19 em setembro. Mais um estudo sobre crianças mostra que elas podem carregar o vírus por semanas, mesmo sem sintomas. E o cacique Raoni, importante liderança indígena, foi diagnosticado com a doença. Brasil tem 120.896 mortes por Covid, aponta consórcio de veículos de imprensa
Hoje é segunda-feira, 31 de agosto, e o Brasil tem mais de 3,8 milhões de casos por coronavírus registrados. O número de mortos pela Covid-19 no país passou de 120 mil.
A média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 875 óbitos, uma variação de -10% em relação aos dados registrados em 14 dias. A média móvel de casos foi de 36.627 por dia, uma variação de -16% em relação aos casos registrados em 14 dias.
A Covid-19 já provocou mortes em 4.148 dos 5.570 municípios do país, mostra o Mapa do Coronavírus – levantamento exclusivo feito pelo G1. São Paulo está no topo do ranking, com mais de 11 mil mortes. Veja a situação da doença na sua cidade.
Em todo o mundo, os três países com mais mortes são: Estados Unidos (183 mil), Brasil (120,8 mil) e Índia (64,4 mil).
MÉDIA MÓVEL: veja onde as mortes estão subindo, em estabilidade ou em queda
SINTOMAS: quais os sintomas e quando procurar um médico
TRANSMISSÃO: saiba como ocorre
CORRIDA PELA VACINA: conheça as principais candidatas
VACINAS TESTADAS NO BRASIL: entenda pesquisas
MEMORIAL: histórias de vidas interrompidas pela Covid-19
PREVENÇÃO: como evitar contaminação pelo coronavírus
Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19
Abaixo, o G1 reúne as principais notícias do dia sobre coronavírus:
Quando a Rússia vai entregar o 1º lote da vacina Sputnik V?
O ministro da Saúde russo, Mikhail Murashko, anunciou nesta segunda-feira (31) que a entrega do primeiro lote da vacina para Covid-19 “Sputnik V” está prevista para setembro. A vacinação em massa, que deve começar em outubro, dará prioridade a profissionais de saúde e professores, mas será voluntária.
No dia 11 de agosto, a Rússia se tornou o primeiro país no mundo a aprovar uma vacina contra a doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), mas a aprovação foi criticada pela comunidade internacional, pois não foram publicados estudos que mostrassem a eficácia da vacina. O país rejeitou as preocupações e anunciou, no dia seguinte, que começaria a vacinar médicos dali a duas semanas.
Rússia registra 1ª vacina contra a Covid-19: 5 pontos para entender
Por quanto tempo crianças sem sintomas podem carregar o coronavírus?
Dois estudos americanos mostram que crianças não apenas apresentam uma carga surpreendentemente alta do Sars-Cov-2, como podem transmitir a doença por semanas, mesmo sem sintomas.
Uma pesquisa do Hospital Nacional Infantil de Washington corrobora o que já havia sido apontado em um estudo anterior, de Boston, que mostrou que crianças e jovens tinham cargas virais surpreendentemente altas.
O estudo de Washington também mostrou grandes diferenças no período de tempo em que as crianças permaneceram sintomáticas, variando de três dias a três semanas. Um quinto dos pacientes assintomáticos e aproximadamente metade dos pacientes sintomáticos ainda estava transmitindo o vírus três semanas após a infecção inicial. Isso não reflete diretamente, porém, seu nível de contagiosidade.
Crianças aguardam para fazer teste de Covid-19 em Calcutá, na Índia, no dia 28 de julho.
Dibyangshu Sarkar / AFP
Um líder indígena foi diagnosticado com a Covid-19. Quem é ele?
O cacique Raoni Metuktire, de 89 anos, líder da etnia Kayapó, está internado em um hospital de Sinop, a 503 km de Cuiabá, com coronavírus (Covid-19). Raoni é conhecido internacionalmente pela defesa dos direitos dos povos indígenas.
Em nota, o Instituto Raoni informou que ele foi internado por causa de alterações na taxa de leucócitos no sangue e sintomas de pneumonia. “Exames específicos realizados-tomografia computadorizada e sorologia confirmaram Covid-19. Seu estado é bom, sem febre, respirando normalmente e sem ajuda de oxigênio”, disse o instituto.
O cacique Raoni tem uma longa história de luta pela preservação da floresta, e é considerado por outros povos uma liderança
Giovanni Bello/BBC News Brasil
Playlist: perguntas e respostas sobre o coronavírus

Initial plugin text