Caso aconteceu no último domingo (13). Entre os meses de julho e novembro, as águas calmas e quentes atraem as baleias no período de reprodução. Flagrante: Baleias são vistas na praia de Armação, em Salvador
Baleias Jubarte foram vistas perto da orla do bairro de Armação em Salvador, na manhã do último domingo (13). Os mamíferos estavam próximo a praia e faziam movimentos na superfície.
Em agosto, uma jubarte e um filhote foram vistos perto da costa na praia de Jaguaribe, também em Salvador.
Entre os meses de julho e novembro, as águas calmas e quentes do litoral baiano são cenário das acrobacias e cantos das baleias jubartes. Todo ano, as visitantes viajam por cerca dois meses, da Antártida até o Brasil, para acasalar e se reproduzir.
A estimativa do Projeto Baleia Jubarte, que monitora a espécie, é que a população da espécie que vem para o Brasil, esse ano, passe dos 20 mil. Durante a temporada, elas podem ser vistas desde o norte de São Paulo até o sul do Rio Grande do Norte. A maior concentração está entre o Espírito Santo e a Bahia, e 70% delas escolhem o arquipélago de Abrolhos, no sul baiano, que é o principal berçário das jubartes no Atlântico Sul. O pico das jubartes no Brasil é agosto e setembro.
Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.