São Francisco do Conde, Madre de Deus e Pojuca reabriram o comércio nesta sexta (24), enquanto demais cidades programam a flexibilização para segunda (27). Madre de Deus é uma das cidades que abriram o comércio nesta sexta
Divulgação
Após reunião entre prefeitos das cidades da região metropolitana de Salvador, realizada na quinta-feira (24), foi decidido que o comércio na região seria aberto entre esta sexta-feira (24) e segunda-feira (27). Na capital baiana, shoppings, lojas de rua e templos religiosos são foram liberados para funcionamento nesta sexta-feira (24).
Na reunião, ficou determinado que os municípios com menos de 40 mil habitantes – São Francisco do Conde, Madre de Deus e Pojuca – reabriram o comércio nesta sexta. As demais cidades programa a flexibilização para segunda-feira.
A reabertura dessa primeira fase foi condicionada à disponibilidade de pelo menos 25% de leitos de UTI no Estado da Bahia.
“Essa será a primeira fase e contará com protocolos bem definidos e com uma série de exigências que serão apresentadas a todos os estabelecimentos comerciais. Serão reabertos os shoppings, centros comerciais, lojas que estavam fechadas e os templos religiosos. Só iremos reabrir o comércio porque a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 75%, quando essa quantidade estiver em 70%, vamos para a segunda fase de reabertura, e assim gradualmente”, explicou a prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho.
Para trabalhadores que atuam em municípios diferentes dos locais de suas residências, os gestores vão definir diretrizes específicas até o próximo domingo (26).
Nesta primeira fase, foi definida uma carga horária de atendimento ao público: no período das 8h às 10h, fica restrito o acesso exclusivo para idosos, deficientes e pessoas que tenham comorbidades. A partir das 10h até as 17h, o funcionamento fica aberto ao público em geral.
Fazem parte da região metropolitana de Salvador as seguintes cidades:
Camaçari
São Francisco do Conde
Lauro de Freitas
Simões Filho
Candeias
Dias d’Ávila
Mata de São João
Pojuca
São Sebastião do Passé
Vera Cruz
Madre de Deus
Itaparica
Confira mais notícias do estado no G1 Bahia.