Medida de restrição para conter avanço do coronavírus foi prorrogada por mais três dias. Sobradinho prorroga lockdown nesta quinta-feira; cidade tem sete mortes por Covid-19
A prefeitura de Sobradinho, cidade ao norte da Bahia, anunciou a prorrogação “lockdown’ por mais três dias. A medida, tomada para conter o avanço do coronavírus, terminaria nesta quinta-feira (18), mas seguirá até o domingo (21).
Com isso, as entradas da cidade se manterão fechadas, permitindo apenas o acesso de ambulâncias e veículos que transportem pessoas com necessidade comprovada, através de documento, de se deslocar para atividades profissionais, além de transporte de mercadorias essenciais.
Pelos próximos três dias também fica mantida a proibição de qualquer atividade econômica formal e informal, incluindo ambulantes e feirantes.
De acordo com a prefeitura, a exceção é apenas para o funcionamento de farmácias, serviços de saúde de urgência e emergência e hospital, estabelecimentos que forneçam insumos hospitalares, postos de combustíveis, funerárias, distribuidoras de gás e água em sistema de delivery, órgãos públicos encarregados da realização de atividades essenciais, provedores de internet e fornecedores de água, esgoto e energia.
Estes estabelecimentos poderão funcionar em seus horários habituais, seguindo as regras de uso de máscaras, higienização e limitação de público, previstas no decreto municipal que regulamenta o lockdown.
Além disso, também está mantida a proibição, a qualquer hora do dia, da circulação de pessoas na cidade, exceto para realização de alguma necessidade, devidamente comprovada por documento, de atividades ligadas a saúde, como compra de produtos médico-hospitalares, atendimento médico-hospitalar, e trabalho nos serviços considerados essenciais.
Os moradores que trabalham em outras localidades e precisam se deslocar, deverão apresentar documento de identificação oficial com foto, documento de identidade funcional/laboral, nas barreiras sanitárias montadas nas entradas da cidade.
Em caso de descumprimento da legislação municipal, os infratores poderão ser multados.
Até a noite desta quinta-feira (18), quando o último boletim da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) foi divulgado, a cidade de Sobradinho contabilizava 96 casos de coronavírus.
Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.