Felipe Neto
Felipe Neto participou de live com Gabi Oliveira sobre o racismo (Imagem: Reprodução/ Youtube)

Felipe Neto esteve numa live com a ativista do movimento negro e youtuber Gabi Oliveira e o militante e humorista Yuri Marçal. O trio debateu o racismo e, entre outros assuntos, falaram sobre o papel do branco na luta antirracista.

Num dos momentos, o empresário fez mea culpa sobre atitudes do passado e levou uma bronca da ativista. “Na posição de branco, a gente não faz ideia do que é o privilégio branco. A gente se acostuma desde pequeno com essa realidade a ponto de não questioná-la”, comentou ele.

Gabi Oliveira, então, lembrou de um vídeo antigo de Felipe Neto em que ele criticava a eleição da atriz Lupita Nyong’o, pela revista People, como a mulher mais sexy do mundo. Na ocasião, o famoso argumentava que a eleição foi uma forma de a publicação “lacrar”.

“O Felipe está abrindo espaço [para o debate sobre o racismo], mas a gente tem de entender os processos que o levaram a abrir esse espaço. Eu conheci o seu canal [se dirigindo a Felipe] através do vídeo que você fez sobra a Lupita”, afirmou ela.

“Por muitos anos, quando falavam sobre Felipe Neto, lembrava daquele vídeo. Afinal, foi a primeira vez que uma mulher mais parecida comigo foi eleita a mais linda do mundo e estava muito feliz até ver seu vídeo. Penso em todo o trabalho que pessoas negras tiveram para que uma pessoa que fez aquele vídeo pensasse, ‘eu tenho um espaço e vou abrir [para o debate antirracista]’“, desabafou.

Felipe reagiu concordando com o puxão de orelha: “Eu mesmo tenho vários esqueletos dentro do armário, do passado. Fui em função desses erros que passei a estudar e e me importar com esses assuntos. É uma pena que a gente tenha de errar para aprender — esse vídeo que fiz foi uma atrocidade. Achava que se um negro xinga um branco é ‘racismo reverso’. Eu também tinha raízes homofóbicas”.

“Uma coisa é eu corrigir esse erro e ficar na posição de ‘corrigi, sou um antirracista’. Não é. (…) As pessoas têm de perceber que não são só nos grandes erros que as pessoas têm de ser antirracistras. A gente tem de lutar contra isso o tempo inteiro, e eu tento me policiar ao máximo. E não quero biscoito por causa disso, é o mínimo”, completou o famoso.

O post Felipe Neto leva puxão de orelha durante live sobre racismo apareceu primeiro em RD1 → Audiência da TV, Notícias da TV e Famosos.