Pantanal
Benedito Ruy Barbosa e a filha Edmara, que planeja remake de Pantanal na Globo (Imagem: João Miguel Júnior / Globo)

A autora Edmara Barbosa vai apresentar à Globo o projeto de remake de Pantanal. A trama exibida pela Manchete em 1990 marcou a carreira do pai dela, Benedito Ruy Barbosa. O desejo de produzir uma nova versão passa por uma homenagem ao autor, que completará 90 anos em 2021, bem como pela intenção de debater temas ligados ao meio ambiente.

Em live com o ator Bernardo Dugin para o perfil Cenas da Teledramaturgia Brasileira, Edmara adiantou: “Eu montei uma equipe… A gente tá com um projeto chamado ‘Nós Fazemos o Clima’. E dentro desse ‘Nós Fazemos o Clima’, a gente quer falar justamente sobre arte e sobre sustentabilidade. E esse projeto ele tem, dentro do nosso material, Pantanal”.

É uma ideia boa. Meu pai vai fazer 90 anos no ano que vem e aí seria uma baita homenagem pra ele também. E no momento em que as pessoas estão precisando entender um pouco mais disso, ver essa questão da ‘voz da terra’, que estava muito presente dentro da novela. Então, é uma possibilidade”, completou a autora, parceira do pai em clássicos como Renascer (1993) e O Rei do Gado (1996).

Edmara também revelou que o folhetim pode voltar ao ar em outro formato: “A gente tá até adaptando pra ser uma série, que pode ser um produto mais atual”.

Mostrei pra Globo as ideias, eles gostaram bastante. A gente tá pra marcar uma outra reunião aqui e apresentar as sinopses desenvolvidas…”, prosseguiu. “Pantanal é uma das ideias que a gente vai apresentar. Tem uma outra chamada Baixio das Almas, que é sobre a ocupação do sertão e mineração também, uma novela bem bonita”, completou.

Pantanal acompanhava a trajetória de José Leôncio (Paulo Gorgulho / Cláudio Marzo), bem como as diferenças dele e do filho Jove (Marcos Winter), criado na “cidade grande”. O rapaz se apaixona pela arredia Juma Marruá (Cristiana Oliveira), que vira onça, literalmente, quando ameaçada. Outra figura mítica no entorno de Zé Leôncio é o Véio do Rio (também Marzo) – “espírito” de Jove, pai do fazendeiro.

Também na live, Edmara Barbosa falou sobre outros projetos, como Castro e Seus Amores, baseada na vida e na obra de Castro Alves. E Arroz de Palma, sinopse que seu filho Bruno Luperi desenvolve para o horário das 18h, a partir do livro de Francisco Azevedo: “Eu já fiz minha parte. A gente concebeu a novela, fez as pesquisas todas. Agora ele tá desenvolvendo”.

Confira:

O post Filha de Benedito Ruy Barbosa planeja remake de Pantanal apareceu primeiro em RD1 → Audiência da TV, Notícias da TV e Famosos.