Globo
Taís Araújo e o ator mirim Pedro Guilherme Rodrigues em cena de Amor de Mãe; retorno das gravações das novelas da Globo não deve contar com crianças (Imagem: Divulgação / Globo)

O protocolo para a retomada das atividades dos Estúdios Globo conta com uma série de restrições para a prevenção no contágio pela pandemia do coronavírus.

Segundo a jornalista Carla Bittencourt, do jornal Extra, os elencos das novelas passarão a gravar as cenas de maneira mais restritas. Atores pertencentes ao grupo de risco da doença e figuração serão evitados a partir de agora.

O documento também determina a orientação para os autores e diretores de suas produções de dramaturgia, além de uma orientação de evitar a presença de crianças, animais, comidas e sequências noturnas.

De acordo com a publicação, a palavra de ordem, que aparece logo no primeiro item das novas normas, é a restrição de contato físicos nas cenas a serem gravadas. O desafio de escrever as passagens sem a interação física entre os personagens é o que mais tem causado dor de cabeça aos autores.

As mudanças, que estão previstas para as produções de Amor de Mãe e Salve-se Quem Puder, para quando as atividades forem retomadas nos Estúdios Globo, prevem também o fim de algumas mordomias destinadas ao elenco.

Com as medidas de segurança, estuda-se retirar algumas regalias. O uso de motoristas para pegar atores na portaria e levar até os estúdios deve ser banido. Agora, a pessoa terá que dirigir o seu próprio carrinho ou, se preferir, vai ter que ir a pé até o local da gravação.

No protocolo também existe a possibilidade para que os membros do elenco já cheguem ao complexo do canal devidamente caracterizados. A ideia é que cada ator passe cada vez menos tempo em camarins e salas de maquiagem. A mesma norma, inclusive, já passou a valer para os profissionais do jornalismo.

O post Globo veta crianças, animais e comidas na volta das gravações das novelas apareceu primeiro em RD1 → Audiência da TV, Notícias da TV e Famosos.