Ação acontece no sábado (15), das 8h às 12h no Hemocentro, localizado no bairro de Barreirinhas, no oeste da Bahia. Hemoba de Barreiras, no oeste da BA, realiza ‘Sabadão Solidário’ para doação de sangue
Prefeitura de Muriaé/Arquivo
A Hemoba de Barreiras, cidade no oeste da Bahia, realiza no sábado (15), o “Sabadão Solidário” para atender a queda considerável nos estoques de sangue. A ação acontece das 8h às 12h no Hemocentro, localizado no bairro de Barreirinhas.
Desde o início da pandemia, a ação tem sido estratégica para manutenção dos estoques. Nas últimas três edições, 84 bolsas coletadas foram doadas.
Apesar da pandemia, a demanda por transfusão de sangue por outras condições crônicas de saúde ou acidentais é alta e os casos de agravamento pela Covid-19 também tem requerido dos estoques.
Segundo a enfermeira da Hemoba, a região oeste abrange um número significativo de cidades e tem apresentado estoque crítico para sangues do tipo O+ e A+, que são bastante requisitados. Por isso, a fundação tem intensificado as ações para captação de doadores.
Além dos “Sabadões”, a Hemoba tem realizado parcerias com instituições públicas, privadas, entidades religiosas e civis, atendendo a grupos que atuam nesses espaços.
A unidade está obedecendo todos os protocolos de segurança recomendados pelo Hemocentro Coordenador (Hemoba de Salvador) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os candidatos e funcionários têm temperatura medida logo na chegada à unidade e tem sido colocado o espaçamento necessário entre as cadeiras de coleta e de atendimento, além da disponibilização de álcool em gel para todos.
Para os interessados, os atendimentos devem ser agendados e o horário de funcionamento neste sábado será das 8h às 12h. Nos demais dias, a unidade segue funcionando das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.
Os candidatos à doação devem entrar em contato através do número (77) 3613-3799 ou do e-mail [email protected] para realização do agendamento.
Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Serviço
O quê: Sabadão Solidário – Edição Especial, no Hemocentro Regional de Barreiras, em Barreirinhas.
Quando: 14 de agosto de 2020, das 8h às 12h.
Onde: Hemocentro Regional de Barreiras.
Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.