Casal está junto há 62 anos e contraiu o coronavírus. Eles foram hospitalizados em diferentes unidades de saúde e, depois de deixar o hospital, o marido aguarda a alta da esposa, de 80 anos. Aposentado João Ferreira, de 83 anos, teve alta do Hospital de Campanha Estadual (HCE), em Teresina
Divulgação/HCE
O aposentado João Ferreira, de 83 anos, teve alta do Hospital de Campanha Estadual (HCE), no Centro de Teresina, nesta terça-feira (16), após se recuperar da Covid-19. Já em casa com a família, o idoso aguarda a recuperação da esposa, Rita Gomes, de 80 anos, que está internada no Hospital do Monte Castelo, na Zona Sul da capital, tratada pela mesma doença.
Veja serviços afetados pelo coronavírus no Piauí
O que fazer e para onde ir em caso de aparecimento dos sintomas
Acompanhe a evolução da curva epidêmica no estado
O casal, que está junto há 62 anos, contraiu o coronavírus e recebeu o primeiro atendimento no Hospital Geral do Buenos Aires, na Zona Norte. De lá, foram transferido para unidades de saúde diferentes.
“O doutor disse que eu ia ter alta e que minha família ia me buscar. A sensação de vir para casa é muito boa. Estou muito feliz, graças a Deus. Minha esposa está se recuperando e acho que esses dias vai ter alta também”, disse João Ferreira.
O enfermeiro Francisco Frazão, parte da equipe de saúde que atendeu o idoso no HCE, também comemorou a alta. “Não tem preço, estamos muito satisfeitos. Nosso objetivo é que todos os pacientes tenham a mesma sorte e saiam com muita festa, estamos muito felizes”, afirmou.
Casal de idosos com Covid-19 recebeu o primeiro atendimento no Hospital Geral do Buenos Aires, em Teresina
Divulgação/HCE
O neto dos idosos, Berg Hinn, relatou que a família ficou apreensiva quando soube que eles estavam com a Covid-19. “Eles têm 12 filhos e vários netos e bisnetos, é uma família grande e todos estavam voltados, orando e mandando energias positivas para que eles se recuperassem”, contou.
“Minha avó ainda não teve alta, mas está com prognóstico bom para vir para casa, está em recuperação e o estado clínico melhorando. Quando os dois estiverem juntos vai ser uma coisa muito bonita”, declarou o neto.
João Ferreira e Rita Gomes estão juntos há 62 anos. Os dois contraíram o coronavírus em Teresina.
Divulgação/HCE
Decretos determinam distanciamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.
Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.
O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia da covid-19
É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). Um guia ilustrado preparado pelo G1 ajuda a tirar dúvidas.