Projeto é realizado pelos jornalistas Bruna Rocha e Cássio Santana, pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Ufba. Inscrições custam R$ 50. Cássio Santana é jornalista, escritor, mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Divulgação
Estão abertas as inscrições para a terceira turma do minicurso “Semiótica e Racismo na Mídia Brasileira”, desenvolvido pelos jornalistas Bruna Rocha e Cássio Santana, pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Ufba. As aulas vão acontecer nos dias 25 e 26 de julho, com carga horária de 4h.
Ao todo, são 100 vagas, e a inscrição custa R$ 50. Os interessados podem se inscrever por meio da internet.
As aulas acontecerão online, por causa da pandemia do novo coronavírus. Serão disponibilizadas, em formato PDF, uma bibliografia obrigatória, que será utilizada nos dois dias de curso, e uma complementar, para aprofundamento e estudo posterior.
O objetivo do minicurso é fornecer uma análise de discursos midiáticos a partir de uma perspectiva antirracista, tomando como ponto de partida uma discussão sobre noções gerais de Semiótica, Estudos da Imagem e Análise do Discurso.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]
Nas duas primeiras edições, mais de 300 pessoas se inscreveram. Confira o cronograma abaixo:
Cronograma
Dia 25/7 – Aula expositiva
Apresentação dos conceitos fundamentais para a reflexão sobre o racismo midiático, desde uma perspectiva semiótica.
Dia 26/7 – Aula metodológica
Apresentação de categorias, operadores teórico-metodológicos e estratégias de análise de conteúdos midiáticos pré-selecionados e indicados na ementa.
Veja mais notícias do estado em G1 Bahia.