Elsimar Coutinho é acompanhado pelo cardiologista Roberto Kalil. Ele foi internado no Hospital Aliança, em Salvador, em 20 de julho, e depois transferido para o Sírio Libanês, em SP. Internado há mais de uma semana, médico Elsimar Coutinho é transferido para hospital fora da Bahia, diz unidade médica
Redes Sociais / Reprodução
Há duas semanas internado com Covid-19, o médico Elsimar Coutinho tem estado de saúde estável e progressos no tratamento, de acordo com boletim divulgado nesta segunda-feira (3). Ele está no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde trata quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave, decorrente do coronavírus.
Inicialmente Coutinho havia sido internado no Hospital Aliança, em Salvador, no dia 20 de julho, quando apresentou os primeiros sintomas da síndrome respiratória. Ele foi transferido para o Sírio Libanês no dia 29.
Nesta segunda, a assessoria do médico informou, em nota, que a família e a equipe médica estão bastante positivas quanto ao estado de saúde de Elsimar. O médico está sendo acompanhado pelo cardiologista Roberto Kalil.
Elsimar chegou à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Aliança após apresentar dificuldade para respirar. Lá, ele então foi submetido a teste, que deu positivo para a Covid-19, e vem sendo tratado desde então.
No boletim divulgado no dia 21 de julho, o hospital disse que o médico estava em ventilação artificial e sedado. No do dia 22, divulgou que o médico estava com problemas renais e pulmonares.
Já no dia 23 de julho, a unidade médica informou que ele foi submetido a hemodiálise após quadro de disfunção circulatória.
Elsimar Coutinho é referência no campo da reprodução humana. Formado em farmácia e depois em medicina pela Universidade Federal da Bahia, Elsimar Coutinho fez pós-graduação em endocrinologia na Universidade de Sorbonne, em Paris, França, e no Instituto Rockfeller, em Nova York, EUA.
Nos anos 60, como professor e pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, o médico observou pela primeira vez os benefícios da supressão da menstruação.
Confira mais notícias do estado no G1 Bahia.