JN
JN erra e exibe vídeo verdadeiro em resposta a Bolsonaro (Imagem: Reprodução – Globo / Montagem – RD1)

Em resposta ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na última segunda-feira (24), o JN produziu uma matéria que desmentiu uma teoria levantada por sites bolsonaristas contra o repórter do jornal O Globo ameaçado pelo político. No entanto, o principal telejornal da TV usou um vídeo verdadeiro como se fosse falso.

Estudante de jornalismo, Sam Pancher publicou o vídeo no Twitter do momento em que o Chefe do Executivo ameaçou bater no jornalista da Globo. O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) compartilhou o vídeo dele, mas deu a entender que se tratava do vídeo adulterado pelos bolsonaristas.

A Globo compartilhou o post do filho do presidente e provocou discussões sobre a veracidade do vídeo. Pancher fez um desabafo esclarecendo que o JN “abriu margem para interpretação” de que tinha feito uma postagem com um vídeo falso.

A Agência Lupa comprovou que o estudante não foi peça da desinformação. “Ontem, uma matéria do Jornal Nacional abriu margem para interpretação de que eu postei um vídeo adulterado”, explicou.

“Essa é uma checagem da agência Lupa deixando claro que não tenho qualquer relação com a versão editada”, avisou. Samuel revelou que o jornal comandado por William Bonner e Renata Vasconcellos não quis alterar o VT.

Confira:

O post JN relaciona vídeo verdadeiro com fake news de Carlos Bolsonaro; jornalista se manifesta apareceu primeiro em RD1 → Audiência da TV, Notícias da TV e Famosos.