Jonathan Azevedo
Jonathan Azevedo cria personagem para web (Imagem: Reprodução/Instagram)

Em plena pandemia, o ator Jonathan Azevedo decidiu se reinventar e criar um personagem que retrata a realidade de grande parte das mulheres das comunidades do país. Kraudinha é uma diarista, negra e bem humorada.

Comecei a ver todo mundo parecendo um chef mostrando o prato bonito que fazia em casa. E nos vídeos sempre passava ali, quase despercebida, uma mãozinha preta fazendo o serviço pesado, que todo mundo reclama. Alguém tinha que chamar atenção para isso e percebi que com humor poderia despertar algumas reflexões”, justificou Jonathan durante entrevista ao jornal Extra.

A realidade da sua vizinhança do Vidigal, Zona Sul do Rio, fez com artista reforçasse o trabalho daquelas que não foram dispensadas para o isolamento pelas patroas.“Aqui no beco está cheio de exemplos como estes. A minha madrinha mesmo serviu de inspiração para a Kraudinha”, conta.

Sem muita produção ou roteiro, os vídeos são gravados e postados nas redes sociais do artista. Em uma das exibições, a personagem faz um tutorial para a patroa de como se deve lavar os pratos.

Jonathan teve tanto retorno com os vídeos, que Kraudinha até conseguiu uma ação com uma marca de limpeza. “Agora estou montando uma produtora e chamei uma turma para roteirizar. A Kraudinha é uma forma de discutir várias questões, entre elas o racismo”, avalia.

Pai do pequeno Matheus Gabriel, de 8 meses, o ator afirma que deseja para o filho uma realidade diferente: “Que ele não precise passar por nada do que ainda passamos e que sua cor não seja limitante para que tenha oportunidades na vida. Ele me faz enxergar todos os dias que é preciso expor a realidade para que as pessoas entendam de uma vez por todas que tratam o preto como alguém inferior. A Kraudinha é minha forma de gritar e cutucar a sociedade”. .

Confira

O post Jonathan Azevedo cria personagem afrontoso e explica o motivo apareceu primeiro em RD1 → Audiência da TV, Notícias da TV e Famosos.