Liberação das praias foi autorizada na segunda-feira (21). Apesar disso, o decreto pontua que as pessoas só podem frequentar durante dias úteis. Guarda Municipal fez fiscalizações da faixa de areia das praias de Salvador neste sábado
Mesmo proibidas nos finais de semana por meio de um decreto municipal, vários banhistas foram flagrados em algumas praias de Salvador neste sábado (26). Para evitar que novos casos sejam registrados, a Guarda Civil montou uma operação com mais de 60 profissionais com atuação até o próximo domingo (27).
A liberação das praias foi autorizada na segunda-feira (21), mas o decreto pontua que as pessoas só podem frequentar durante dias úteis.
Apesar disso, algumas pessoas foram flagradas neste sábado na areia e no mar da Praia de Itapuã. Teve gente também na Praia de Jaguaribe.
Já na praia do Farol da Barra, não houve registro de banhistas. Segundo Maurício Lima, diretor de segurança urbana, o trabalho de fiscalização será fundamental.
“Hoje foi o início da operação ‘Devagar, Devagarinho !’ com mais de 60 GCM. Esse é o primeiro final de semana de praias interditadas aos sábados e domingos. A gente vai continuar por toda orla de Salvador, desde São Tomé de Paripe até a praia do Flamengo. O domingo também será de operação intensa. A gente já tem a previsão do tempo, que é de muito sol, assim como hoje. A gente vai continuar firme, fiscalizando todas as praias, todos os trechos e contando com a colaboração da população”, falou.
Mesmo proibidas nos finais de semana, banhistas são vistos em praias de Salvador; operação de fiscalização é montada
Reprodução / TV Bahia
Praias durante a pandemia
As praias do Porto, na Barra, Buracão e Paciência, no Rio Vermelho, continuarão fechadas durante a pandemia. Apesar disso, a área entre o Farol e o Cristo pode ser frequentada pelos banhistas. Outras praias que estaão abertas são:
São Tomé de Paripe;
Tubarão;
Ribeira;
Amaralina;
e Itapuã.
Essas praias só poderão ser frequentadas entre terças e sextas-feiras, com horário livre
As outras praias da capital podem ser frequentadas pelos banhistas entre segunda e sexta-feira, também com horário liberado. O comércio nas praias ainda não foi autorizado.
Entre os protocolos definidos pela prefeitura para a reabertura das praias estão: uso obrigatório da máscara e proibição do uso de cadeira de praia, caixa térmica, guarda sol e equipamentos sonoros. Além disso, os banhistas devem manter distanciamento mínimo de 1,5 metro.
As praias serão fiscalizadas pela Guarda Civil com rondas regulares. Em caso de descumprimento de medidas, os banhistas serão orientados pelos agentes municipais e até retirados dos locais, no caso de ocupação de praias que não estejam liberadas.
Confira todos os protocolos abaixo:
Protocolo de reabertura das praias de Salvador
Reprodução/Prefeitura de Salvador
Protocolo de reabertura das praias de Salvador
Reprodução/Prefeitura de Salvador
Confira mais notícias do estado no G1 Bahia.
Assista aos vídeos do BATV