Na Bahia, créditos financeiros são ofertados pela Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia). Ação foi realizada através do monitoramento e compilação das principais linhas de crédito de abrangência nacional
Divulgação/Governo do ES
Microempreendedores dos nove estados do Nordeste têm à disposição 25 linhas de crédito de instituições financeiras públicas para auxiliar neste período de pandemia do Covid-19. Na Bahia, os créditos financeiros são ofertados pela Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia).
O mapeamento foi feito pelo Fórum Regional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado da Bahia (FRPMPE-BA), presidido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e pelo Fórum Nacional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FPMPE).
Segundo a SDE, a ação foi realizada através do monitoramento e compilação das principais linhas de crédito de abrangência nacional, além das principais linhas de crédito específicas para a região Nordeste. O órgão acrescenta que vai atualizar semanalmente esse mapeamento, uma vez que as linhas de benefício financeiro são rotativas.
Titular da SDE e presidente do Fórum baiano, o vice-governador João Leão afirma que o objetivo é ajudar os pequenos negócios a manter os seus empreendimentos ativos. Já Edivan Miranda, presidente do FPMPE, acrescenta que, neste período de pandemia, a divulgação de linhas de crédito, com os comparativos de melhores taxas, prazos e carências, é de grande importância para os profissionais.
Crédito financeiro na Bahia
Em relação aos profissionais do segmento do turismo, a SDE afirma que a linha Fungetur irá beneficiar as empresas com sede no estado inscritas no Cadastur e com faturamento fiscal até R$ 4,8 milhões. Segundo a secretaria, antes da pandemia, era possível o financiamento em 48 meses, com carência de 6 meses. Durante a pandemia, o período de financiamento subiu para 60 meses e a carência passou para 12 meses.
A taxa de juros atual é de 0,57% ao mês, informou a SDE. Para os demais setores, há o crédito BNDES MPME, com taxa de juros a partir de 0,61% ao mês, com prazo total de 60 meses e carência que pode chegar a 24 meses, completa a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Os micro e pequenos empreendedores que desejam ter acesso ao financiamento da Agência de Fomento podem agendar atendimento pelo 0800 285 1626 / 71 3103-1001 ou entrar em contato com os gerentes pelo e-mail [email protected] Também estão disponíveis outras informações no site da Desenbahia.
Confira mais informações do estado no G1 Bahia.