Segundo eles, muita gente abandona os bichinhos no local, e os moradores acabam alimentando e cuidando deles. Moradores pedem ajuda para cuidar de cerca de 200 gatos abandonados que vivem em Piatã
Moradores do bairro de Piatã, em Salvador, relatam cerca de 200 gatos abandonados na orla do bairro e pedem providências do poder público.
Segundo eles, os animais vão sendo abandonados no local, se reproduzem. Os moradores alimentam e cuidam dos bichinhos, mas muito estão doentes.
Sônia é uma das pessoas que cuidam do gatinhos. Ela conta que já faz esse trabalho há mais de cinco anos.
“Desde que tiraram as barracas, que as barracas foram desativadas, os barraqueiros foram embora, mas os gatos ficaram e foram procriando. O povo foi abandonando, os protetores alimentando, porque não vai deixar animal com fome. Com a pandemia aumentou. Antes eram de 80 a 100 [gatos], hoje tem quase 200”, falou.
Moradores de Piatã relatam mais de 200 gatos abandonados na orla do bairro
Reprodução/TV Bahia
Outra moradora da região que cuida dos bichinhos é Isaura. Ela relata que todos os dias pessoas abandonam gatos no local.
“Ontem mesmo, nós pegamos seis abandonados aqui. Semana passada, pegamos 14 abandonados. Todos bebês. A gente dá leite na seringa”, relata.
“Acontece todos os dias. Isso é desumano. A gente precisa de ajuda mesmo para resolver esse problema. Precisamos de um local seguro, para a gente botar eles, para a gente continuar cuidando. Queremos continuar cuidando, só que a gente precisa de um local que seja fechado, para que eles não saiam, para que a gente consiga ter um controle de quantos são, quais já estão castrados, e o que a a gente precisa fazer”, acrescenta Isaura.
Através de nota, a Secretaria Municipal de Saude diz que faz vacinação e castração desses animais, e que conta com o apoio de ONGs pra fazer o monitoramento dos animais, e veterinários do Centro de Zoonoses ajudam no trabalho.
Muitos dos gatos abandonados são filhotes
Reprodução/TV Bahia
Moradores pedem providências do poder público
Reprodução/TV Bahia
Gatos ficam na orla do bairro de Piatã, em Salvador
Reprodução/TV Bahia
Confira mais notícias do estado no G1 Bahia.