Estabelecimento está fechado há 5 meses por causa da pandemia da Covid-19. Galpão onde era despejado lixo virou depósito de entulhos. Moradores e comerciantes reclamam da sujeira no Mercado da Liberdade e na Feira do Japão
Moradores que frequentam o Mercado Municipal da Liberdade, em Salvador, reclamaram da sujeira e odor causados pelo lixo acumulado na região, que é deixado pela própria população.
“Tem dias que eu tenho condições de limpar, tem dias que não tenho. Não tem fiscalização, as baratas que fiscalizam e os ratos”, disse a moradora Maria de Fátima Souza.
O mercado está fechado há 5 meses por causa da pandemia da Covid-19. O galpão onde era despejado lixo virou um depósito de entulhos, móveis que não prestavam mais e também bichos mortos.
“Isso é uma pouca vergonha, nós já tínhamos tirado a vasilha, o lixo daqui, aí veio esse mercado e os feirantes não descem. Fica isso para gente”, contou outra moradora chama Maria de Fátima.
Moradores reclamam da sujeira e mau cheiro na região do Mercado da Liberdade, em Salvador
Reprodução/TV Bahia
“Incomoda muito a gente, a gente vive aqui embaixo. Fica esse lixo aí que a gente não sabe o que fazer, suja tudo, mau cheiro, vem entulho, vem sofá, tudo o que não presta, gato morto, cachorro”, relatou a funcionária de uma padaria na região.
A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) informou que a coleta de lixo no mercado municipal acontece de segunda a sábado, durante a noite. Nesta terça-feira (22), uma equipe vai ser enviada para intensificar a limpeza na região.
Na Rua Gonçalo Coelho, onde é realizada a Feira do Japão, também teve reclamação de moradores e comerciantes por causa de sujeira e entupimento de bueiro.
“A tubulação é de 3 polegadas, o que a gente pede, é que a prefeitura-bairro ou a Embasa, botar uma tubulação de maior dimensão, de 6 polegadas. Não tem 15 dias que limparam, olha situação que está”, contou o comerciante Gilberto.
Sobre a situação da Feira do Japão, a Secretaria de Manutenção (Seman) disse que o local sofre com descarte irregular de lixo que provoca obstrução da rede. Uma equipe do órgão também vai ser enviada ao local para verificação da rede de esgoto.
Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.
Assista aos vídeos do Bahia Meio Dia