Construtora OAS e prefeitura da cidade foram acionadas pelo MP para dar esclarecimento sobre o casos. Maritacas: Artistas fazem intervenção em paredes de Ilhéus por causa das aves
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou um inquérito para apurar as responsabilidades sobre as derrubadas das amendoeiras, que deixaram aves conhecidas como maritacas sem abrigo na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. O órgão já tinha aberto uma ação civil pública para impedir o corte das árvores.
O MP-BA informou que acionou tanto a construtora OAS, quanto a prefeitura da cidade, para dar esclarecimento sobre a remoção das árvores, que faz parte do projeto ambiental do sistema viário da nova Ponte Jorge Amado.
As instituições foram notificadas nesta segunda-feira (20) e têm até sexta (24) para responder as questões e apresentar todas as provas que foram solicitadas. Segundo o MP-BA, Aline Valéria Archangelo Salvador é a nova promotora que está à frente do caso.
Aves em tela na varanda de apartamento em Ilhéus após árvores serem cortadas em avenida da cidade
Reprodução/Redes Sociais
Moradores da cidade registraram a morte de algumas maritacas após as derrubadas das árvores. Selene Nogueira, bióloga da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), disse que as mortes podem ter ocorrido por estresse causado pela falta das árvores, que eram abrigo das aves.
A Prefeitura de Ilhéus informou que, nesse momento, está empenhada para terminar o projeto de ação para realocar essas aves que estão sem abrigo. O órgão municipal pretende finalizar o plano de ação até terça-feira (21) para responder o inquérito até sexta.
A equipe de reportagem da TV Santa Cruz tentou entrar em contato com a assessoria da OAS mas, até a atualização desta reportagem, não obteve retorno.
Com a repercussão do assunto, também foi feita uma intervenção artística em homenagem às maritacas, em um muro de uma rua que dá acesso a nova ponte Jorge Amado. [Veja imagem abaixo]
Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.
Intervenção artística é feita em homenagem às maritacas em Ilhéus, no sul da Bahia
Reprodução/TV Bahia