Eventos reúnem especialistas nacionais e internacionais que debatem assuntos de interesse da população neste período da Pandemia. Fachada Hospital da Bahia
Peu Accioly
O avanço do novo Coronavírus provocou grandes mudanças na vida das pessoas e estabeleceu novas rotinas, como o isolamento social e transformou a internet em um canal de comunicação muito relevante. Integrado a esta nova realidade o Hospital da Bahia, que sempre teve presença marcante no universo on-line, investiu em novas formas de comunicação virtual.
Neste contexto surgiram as Lives do Hospital da Bahia, encontros que reúnem especialistas em diversas áreas, para discutir temas ligados aos cuidados com a saúde durante a pandemia. No evento de estreia, a Assessora de Imprensa da Instituição, Acácia Lirya, conversou com o Dr. Marcelo Zollinger (CRM-BA 6271), Superintendente Médico Executivo do Hospital da Bahia, e o Dr. Igor Brasil Brandão (CRM 24.020 BA), Coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. O tema do debate foi “A segurança dos Hospitais em tempo de Covid-19”.
Na oportunidade, os especialistas compartilharam as medidas que o Hospital da Bahia adotou diante do novo cenário. Dentre elas a criação de rígidos protocolos de segurança e higiene, baseado em evidências internacionais e conduzido por um comitê de gestão especialmente criado para acompanhar e avaliar os resultados destes protocolos. No setor de emergência do hospital foi criada um acesso exclusivo para pacientes com sintomas de doenças respiratórias. Os setores de atendimento e internação para pacientes com outras patologias a exemplo de infarto, AVC, traumas, cirurgias, tratamentos oncológicos contam com rigorosos protocolos de individualização.
Na sequência, a Live seguinte contou com a participação da Dra. Marianna Andrade (CRM 24638-BA), Coordenadora da UTI Cardíaca e Presidente do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital. O tema foi “Os cuidados com o coração nesse período”, assunto que tem causado grande preocupação para os especialistas da área. O motivo é a ausência de cuidados aos primeiros sinais de um problema, atitude que tem se tornado comum durante a pandemia, devido ao medo de contágio pela Covid-19, o que tem levado os pacientes a agravarem os seus problemas cardiológicos com o risco de ocorrência de Infarto do Miocárdio e AVC.
Na live que aconteceu no dia 19 de maio de 2020, o Hospital da Bahia convidou um especialista internacional, o Dr. Fausto Pinto (Ordem dos Médicos nº 28271), Presidente eleito da Federação Mundial do Coração e Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. A conversa com o Superintendente do Hospital da Bahia e membro titular da Academia de Medicina da Bahia, Dr. Jadelson Andrade (CRM 4636 BA), teve repercussão muito positiva na classe médica e a sociedade em geral. O tema abordado foi “Pandemia: a experiência bem sucedida de Portugal. É possível transportar para o Brasil? ”. Foram discutidas as principais medidas adotadas em Portugal na luta contra o Coronavírus e quais caminhos o Brasil pode percorrer.
Em sua quarta edição, o projeto contou com a participação de Dr. Carlos Sampaio (CRM-BA: 9898), trazendo conteúdos importantes sobre o tratamento dos pacientes oncológicos durante a pandemia.
Na sequência, Dra. Marianna Andrade (CRM 24638-BA) e o neurologista e Fellowship em Neurovascular, Dr. Artur Souza (CRM 20157 BA), trocaram conhecimentos sobre os sintomas neurológicos do AVC e como proceder em meio à pandemia.
A Profa. do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo Ludhmila Hajjar (CRM 103.034 SP) e Dr. Jadelson Andrade (CRM 4636 BA) realizaram a sexta edição das Lives do Hospital da Bahia, promovendo grande interação entre o público participante com o tema Pandemia: o que preciso saber? Como tratar? Quais os riscos? A Live, foi destaque na mídia devido a sua grande repercussão.
Participantes das lives
Divulgação
Empenhado em fornecer conteúdo de qualidade, o Hospital da Bahia foi em busca de mais um participante internacional: o Prof. Dr. João A. C. Lima, Director of Cardiovascular Imaging and Professor of Medicine do Johns Hopkins University. Em conjunto com Dr. Jadelson Andrade (CRM 4636 BA), a live tratou da experiência da Universidade Johns Hopkins (USA) com a Covid-19, esclarecendo sobre medidas tomadas pela instituição durante o pico do Coronavírus e as projeções pós-pandemia.
No dia 16 de junho foi a vez de Dr. Marcelo Zollinger (CRM-BA 6271) realizar mais uma Live. A convidada foi a Coordenadora do Serviço de Infectologia do Hospital da Bahia, Dra. Márcia Sampaio (CRM 9824 BA). O tema abordou a experiência do Hospital da Bahia com a Covid-19 abordando os protocolos de segurança, diagnóstico e tratamentos aplicados no combate ao vírus pela Instituição.
A edição seguinte foi realizada por Dra. Marianna Andrade (CRM 24638-BA) e o Infectologista e Ex-secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Prof. Dr. David Uip (CRM 25.876 SP). Mais um grande sucesso de repercussão e interação ao falarem sobre o futuro da pandemia, abordando assuntos como imunidade individual, coletiva, reinfecção e vacinas.
Sucesso incontestável, a décima edição do projeto contou com uma dupla de peso para a área da cardiologia: o Dr. Jadelson Andrade (CRM 4636 BA) e o Prof. Dr. Roberto Kalil Filho (CRM 52.788 SP). Especialistas absolutos quando o assunto é a saúde do coração, os cardiologistas encantaram o público participante ao abordarem temas como a pandemia em São Paulo, protocolos de segurança implementados pelo Hospital Sírio-Libanês para pacientes e colaboradores, doenças cardiovasculares durante a pandemia e as consequências da redução significativa de pacientes na procura por procedimentos de alta complexidade neste período.
Participantes das lives
Divulgação
O encontro mais recente ocorreu na 11ª edição do projeto e contou com as presenças de Dr. Marcelo Zollinger (CRM-BA 6271) e a Psicóloga Líder do Hospital da Bahia, membro do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 da instituição, Karine Sepúlveda. O tema abordado foi a comunicação hospitalar virtual em tempos de pandemia.
A interação dos internautas foi intensa e a live foi muito bem conduzida pelos seus participantes, traduzindo-se em numerosos elogios aos profissionais envolvidos e ao próprio Hospital da Bahia.
As próximas Lives acontecerão com temas de igual relevância e terão por objetivo sempre contribuir, de forma significativa, para esclarecer assuntos que fazem parte do dia a dia e são de grande interesse para toda a população. Os encontros realizados estão disponíveis nas redes sociais do hospital e no site www.hospitaldabahia.com.br.