Ação é realizada em Itabuna, no sul do estado, pela Secretaria de Segurança Transporte e Trânsito. Prefeitura diz objetivo é conscientizar as pessoas do perigo do coronavírus. Ação da prefeitura de Itabuna conscientiza população sobre morte pela Covid-19 na cidade
Pessoas vestidas de “morte” e anjo estão circulando, em um caminhão, pelas principais vias de Itabuna, cidade no sul da Bahia, com objetivo de chamar atenção para o risco de contaminação pela aglomeração nas ruas do município. [Veja o vídeo acima]
O ato faz parte de ações de combate ao novo coronavírus da prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Segurança Transporte e Trânsito (Sesttran) e, além de ter chamado a atenção dos moradores, viralizou nas redes sociais.
Além do anjo e da “morte” também seguem no caminhão pessoas vestidas como os profissionais de saúde e outra com a fantasia de “coronavírus”. Enquanto passam pelas principais vias da cidade, o caminhão reproduz uma música em que pede que as pessoas se cuidem, mas que também tenham fé neste momento da pandemia.
De acordo com a prefeitura, o objetivo é conscientizar as pessoas sobre o coronavírus de forma lúdica. Além disso, repercutir a importância dos cuidados como usar máscara e evitar aglomeração nas ruas da cidade que, até a manhã desta quinta-feira (11), tinha mais de 1,2 mil casos de pessoas infectadas pela Covid-19, conforme o último boletim da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).
A prefeitura informou ainda que as fantasias de anjo e morte já são comuns na cidade, pois são utilizadas nas ações do núcleo de educação da Sesttrans para conscientização e responsabilidade no trânsito.
Diante da ideia que já existe, a Sesttrans transferiu as ações para trabalho de conscientização contra o coronavírus, informou a prefeitura. De acordo com o município, ações como essas estão sendo realizadas nos bairros de Itabuna desde o final de março.
Os agentes da prefeitura chegam nos locais sem aviso prévio e realizam ações de combate ao coronavírus, entre elas, testes rápidos. O objetivo de evitar o anúncio, segundo a prefeitura, é que as pessoas não se aglomerem ao saber que serão realizados testes no bairro.
A última ação surpresa realizada pela prefeitura ocorreu em 3 de junho, na no bairro de Fátima, que segundo a prefeitura, possui quatro mil residências. No bairro foram realizados 474 testes rápidos, sendo 34 positivos. As pessoas estão sendo monitoradas e estão assintomáticas, informou a prefeitura.
Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.
Pessoas vestidas de ‘morte’, anjo e ‘coronavírus’ fazem ação de alerta contra a Covid-19 em Itabuna, no sul da Bahia
Reprodução/Redes Sociais