Prefeitura explicou que circulação está liberada, mas a prática de exercícios coletivos e o uso dos brinquedos e espaços infantis, por exemplo, permanecem proibidos. Praças de Salvador são reabertas após ficarem fechadas por causa da pandemia da Covid-19
Alan Oliveira/G1
As praças de Salvador foram reabertas nesta segunda-feira (28) após ficarem fechadas por cerca de seis meses por causa da pandemia da Covid-19. A informação foi confirmada pela assessoria da prefeitura. Apesar da liberação, a recomendação é que as pessoas tomem precauções para evitar contaminação pela doença, fazendo o uso de máscara e também evitando aglomeração.
Veja gráfico de casos e mortes em Salvador desde o início da pandemia
A prefeitura explicou que a circulação de pessoas está liberada em todas as praças, mas a prática de exercícios coletivos e o uso dos brinquedos e espaços infantis, além de roda de capoeira, missa e cultos, no entanto, permanecem proibidos.
No caso das mesas de jogos, a recomendação é que esses espaços sejam ocupados por até duas pessoas, e sempre respeitando o distanciamento de 1,5 metro recomendado. Atualmente, Salvador tem mais de 400 espaços de convivência e lazer, de acordo com dados da prefeitura.
A prefeitura explicou ainda que as praças da Piedade e do Campo Grande, que tiveram fechamento integral durante a pandemia, possuem monitoramento contínuo da Guarda Civil Municipal (GCM), a fim de prevenir casos de violência e também a manutenção da preservação do patrimônio público. 
Em abril, várias praças e os equipamentos públicos instalados nelas foram interditados como forma de prevenção contra o novo coronavírus.
Flexibilização
No início de setembro, a prefeitura de Salvador começou o processo de desativação de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que estavam sendo usados de forma exclusiva por pessoas com a Covid-19.
Além da desativação dos leitos, Salvador vive uma fase de flexibilização e retomada das atividades econômicas desde julho, quando shoppings e outros setores do comércio começaram a reabrir.
Recentemente, o prefeito ACM Neto autorizou a reabertura de cinemas, teatro casas de shows e centro de convenções na cidade. As atividades foram retomadas no último dia 17.
No decreto, estão especificados todos os protocolos que cada setor deve seguir.
As praias também foram reabertas, no dia 21 de setembro, mas só estão liberadas durante dias úteis. No entanto, a prefeitura anunciou que elas voltarão a ser fechadas após alguns banhistas descumprirem o protocolo.
Confira mais notícias do estado no G1 Bahia.
Assista aos vídeos do Bahia Meio Dia