Televisão brasileira

Televisão brasileira
Cobertura do 11 de setembro foi eleita como um dos sete momentos mais marcantes dos 70 anos da televisão brasileira (Imagem: Reprodução / YouTube)

Em 70 anos de existência, completados no último dia 18, a televisão brasileira contou com diversos momentos memoráveis. O professor de Jornalismo do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Vanderlei Dias, escolheu os sete dos fatos mais marcantes da história do veículo.

Primeiro, o acadêmico elegeu as novelas  O Direto de Nascer e Beto Rockeffeler. “Duas novelas que mudaram a história da televisão brasileira, uma em 1964 [O Direito de Nascer] e a outra em 1968 [Beto Rockfeller]. O último capítulo de ‘Direito de Nascer’ foi ao vivo, direto do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro“, lembrou ele.

Outro destaque é o tricampeonato da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1970. “A Copa fez as pessoas comprarem mais aparelhos de televisão“, constatou.

O debate para as eleições presidenciais de 1989 também foi motivo de recordação. Apontado como fator prejudicial a Lula nas urnas, o que foi reconhecido anos mais tardes pela própria Globo, a sabatina entrou para a história por ser transmitido de maneira simultânea nas principais emissoras da época.

Não só o debate, mas toda a cobertura foi histórica, por ter sido a primeira grande cobertura da televisão na política. As quatro principais emissoras – Globo, SBT, Bandeirantes e Manchete – do país fizeram o mesmo debate ao vivo. Isso nunca mais vai existir, as quatro emissoras passando a mesma coisa, com cada bloco sob responsabilidade de uma equipe. Nunca mais vai acontecer algo parecido“, cravou o estudioso.

Um outro momento que marcou as sete décadas da TV, segundo Vanderlei, foi a disputa entre Faustão e Gugu na guerra de audiência no início dos anos 2000. “Os dois surgem nas duas maiores emissoras da televisão e rivalizaram na disputa pela audiência nas tardes de domingo“.

A televisão a partir dali se modificou, pois proporcionou às pessoas ficarem 24 horas em frente à tela, assinando pay per view“, explicou o professor sobre a chegada dos realities shows.

Vanderlei Dias também apontou a cobertura dos atentados do 11 de setembro, que definiu como “dramática“, a chegada da MTV Brasil em 1990 e o apresentador Silvio Santos: “Está em tudo, ele é eterno na televisão, não dá para dizer um momento único dele“.

O post Professor universitário elege os sete momentos mais memoráveis dos 70 anos da TV brasileira apareceu primeiro em RD1 → Audiência da TV, Notícias da TV e Famosos.