Ao contrário do fim de semana, quando as praias tiveram grande movimento, não houve registro de muitos banhistas. Praia de Piatã, em Salvador, na manhã desta segunda
Andrea Silva/TV Bahia
A reabertura das praias de Salvador, iniciada nesta segunda-feira (21), teve movimento tranquilo de banhistas, pela manhã.
Na sexta-feira (18), o prefeito ACM Neto anunciou a liberação de algumas praias da capital baiana.
Ao contrário do fim de semana, quando as praias da capital baiana registraram grande movimento, mesmo sem ainda estarem liberadas, nesta segunda movimento de banhistas foi calmo.
Em Piatã, pouca gente nas areias. por lá também não houve registro de aglomerações..
No local, entretanto, foi verificada a presença de vendedores ambulantes, o que ainda não foi permitido pela prefeitura.
Praia de Piatã, em Salvador, na manhã desta segunda-feira
Andrea Silva/TV Bahia
Praias cheias no fim de semana
Homem é detido e imobilizado com ‘mata-leão’ ao se recusar sair de praia em Salvador
Reprodução/TV Bahia
Moradores registraram cenas de praias cheias e muita aglomeração em vários pontos da cidade, durante o último fim de semana. Na praia de Itapuã, muita gente sem máscara ocupou o calçadão e a faixa de areia no domingo.
Equipes da guarda rodaram no local para orientar os banhistas e pedir que se retirassem, mas nem todo mundo obedeceu ao decreto da prefeitura e à fiscalização. Na praia da Ribeira, na Cidade Baixa, até carros foram filmados na faixa de areia.
No domingo (20), em Amaralina, um homem foi detido e imobilizado com um “mata-leão”, por equipe da Guarda Municipal, ao se recusar a sair da praia.
Na praia da Boa Viagem, um morador gravou aglomeração na escadaria que dá acesso à praia e na região da Praça de Nossa Senhora da Boa Viagem, onde fica a praia.
Liberação das praias
Apesar da liberação da prefeitura, as praias do Porto, na Barra, Buracão e Paciência, no Rio Vermelho, continuarão fechadas. Além disso, as praias de São Tomé de Paripe, Tubarão, Ribeira, Amaralina e Itapuã só poderão ser frequentadas entre terças e sextas-feiras, com horário livre.
As outras praias da capital podem ser frequentadas pelos banhistas entre segunda e sexta-feira, também com horário liberado. O comércio nas praias ainda não foi autorizado. O prefeito falou que as medidas são rígidas para que não haja impacto na saúde pública.
Entre os protocolos definidos pela prefeitura para a reabertura das praias estão: uso obrigatório da máscara e proibição do uso de cadeira de praia, caixa térmica, guarda sol e equipamentos sonoros. Além disso, os banhistas devem manter distanciamento mínimo de 1,5 metro.
Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.