A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (26). O evento é realizado para anunciar a festa do Dia de Senhora Santana, padroeira da cidade, celebrada no dia 26 de julho. Bando Anunciador em Feira de Santana
Ed Santos/Acorda Cidade
A tradicional festa popular ‘Bando Anunciador’, celebração que acontece há mais de 100 anos na cidade de Feira de Santana, teve a edição de 2020 cancelada em virtude da pandemia de Covid-19. O anúncio do cancelamento foi divulgado nesta sexta-feira (26).
A celebração, que acontece todos os anos, é um evento profano que anuncia a festa do Dia de Senhora Santana, padroeira da cidade, realizada no dia 26 de julho. Desde 2007, é realizada com o apoio do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
A instituição falou sobre o cancelamento do evento em 2020 por meio de nota:
“A Uefs, através do Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA, e órgãos parceiros, em conformidade com as diretrizes e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e demais órgãos de Saúde das diferentes esferas de governo, informa a comunidade de Feira de Santana e Região, a decisão conjunta sobre o cancelamento do Bando Anunciador edição 2020, prevista a acontecer em 05 de julho do corrente ano, em virtude do cenário atual da pandemia do Covid-19”.
Contexto
O Bando Anunciador acontece desde 1860. No passado, somente homens podiam participar. Devido a episódios de violência, a festa deixou de acontecer em Feira de Santana, mas a tradição foi retomada a partir de 2007, iniciativa conjunta da Uefs, Cuca, Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e SESC.
Ao som de marchinhas de carnavais, o bando anuncia a festa da padroeira do município, comemorada no dia 26 de julho.
Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.