Caso aconteceu na cidade de Barra, na noite de terça-feira (23). Houve aglomeração no local, contrariando recomendações de prevenção do coronavírus. Moradores da região de Barra, no oeste, comemoram São João com guerra de buscapé
Moradores da cidade de Barra, no oeste da Bahia, registraram o momento em que clubes tradicionais do município comemoraram os festejos juninos com queima de fogos e aglomerações, na noite de terça-feira (23).
As imagens mostram o momento em que “soldados”, como são chamados os representantes dos clubes, soltam buscapés, tipo de fogos de artifício semelhante à espada, mas que explode no final.
Os soldados fazem parte de dois dos três clubes da cidade, o Humaitá e o Curuzu, que fazem a “Batalha dos Fortes”, como é chamado o momento em que eles se reúnem para soltar os fogos.
Com a queima do material, muitas pessoas saíram de casa para acompanhar a tradição junina e houve aglomeração, o que não é recomendado em meio à pandemia do coronavírus.
Moradores filmam homens comemorando São João com disputa de queima de fogos no oeste da Bahia
Reprodução/TV Bahia
Por meio de nota, a prefeitura da cidade informou que não fez uma proibição específica para queima de fogos, mas disse que não incentivou as batalhas e cortou a verba anual destinada para a realização do São João.
O feriado de São João foi antecipado em várias cidades da Bahia, pelo governador Rui Costa, para evitar aglomerações e proliferação do coronavírus. Barra não foi incluída nas antecipações.
Até a terça-feira (23), a cidade de Barra tinha registrado 21 casos confirmados de coronavírus, segundo boletim da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.
Moradores filmam homens comemorando São João com disputa de queima de fogos no oeste da Bahia
Reprodução/TV Bahia