O Telica está localizado a 20 km da cidade de León, noroeste do país e a atividade vulcânica não causou danos às comunidades vizinhas. Vulcão Telica, na Nicarágua, lança gases e cinzas a até 60 metros de altura
Divulgação/INTI OCON/AFP
O vulcão Telica, um dos mais ativos da Nicarágua, registrou nesta quarta-feira (29) explosões de gases e cinzas cobrindo várias comunidades com uma nuvem espessa, segundo o serviço de monitoramento de vulcões do país. Não há relatos de danos.
“As cinzas do vulcão, que tem 1061 metros de altura, elevam-se entre 30 e 60 metros e caem na mesma cratera”, informou o Sistema Nacional para a Prevenção, Mitigação e Atendimento a Desastres (Sinapred) no portal oficial do governo.
O Telica está localizado a 20 km da cidade de León, noroeste da Nicarágua. O Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter) mantém uma estação sísmica perto do topo do vulcão desde 1993.
Desde 1527, o Telica emite erupções de gases e cinzas que se espalham por vários quilômetros. Durante uma delas, ocorrida em 1948, o cheiro forte de enxofre provocou “distúrbios estomacais e sangramento de nariz em várias pessoas no povoado de Telica”, segundo relatórios do Ineter.