O espaço oferta acesso a impressoras 3D, CNC Router, CNC Laser, plotter de impressão e kits de robótica e Arduino
Imagina um espaço tecnológico, com impressoras 3D, óculos de realidade virtual, máquinas de CNC Router, CNC Laser, plotter de impressão, entre outros, tudo disponível para o seu uso de forma totalmente gratuita? Em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte isso é possível. É que o Fablab (Laboratório de Fabricação) do Instituto Ramacrisna, abriu as portas para a comunidade e, além dos cursos já ofertados gratuitamente pela Instituição, agora os interessados também podem utilizar o local para colocar os seus projetos em prática.
A novidade veio graças a certificação recebida este mês pelo laboratório – que agora passa a ser reconhecido internacionalmente pela rede mundial de FabLabs, um programa do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que conecta laboratórios de fabricação digital em todo o mundo. A rede é composta por uma comunidade de pessoas que compartilham conhecimento, ferramentas e processos. A certificação coloca o Ramacrisna entre os 10 Fablabs mineiros e os 186 do Brasil, consolidando-o como referência em inovação, tecnologia e inclusão social.
O processo de certificação exigiu o cumprimento de uma série de critérios técnicos e estruturais, como a aquisição de equipamentos específicos, adequação do espaço e também a sua abertura ao público. Agora, todas as quartas-feiras passam a ser destinadas ao uso comunitário do espaço. “O atendimento às quartas-feiras é uma forma de democratizar o acesso à tecnologia. A pessoa interessada só precisa entrar em contato, verificar a disponibilidade das máquinas e agendar o horário. Assim, ela pode usar o equipamento para realizar seu projeto pessoal.”, conta Guilherme Nascimento, coordenador do Fablab.
Para agendar é simples, basta reservar o horário antecipadamente via email. “Quem se interessar pode encaminhar a solicitação de uso para o email [email protected] e verificar os horários disponíveis. Lembrando que nós disponibilizamos o espaço e maquinário, já o material, é de responsabilidade do próprio usuário”, explica Guilherme.
O professor Alan Alves Diniz foi o primeiro a utilizar o espaço neste novo formato. Apaixonado por impressão 3D desde que realizou um curso no Ramacrisna, ele agora aproveita a abertura do laboratório à comunidade para colocar seus projetos em prática. “Quando fiz o curso de impressão 3D no Ramacrisna, descobri um mundo novo e cheio de possibilidades. Me apaixonei pela tecnologia e pelo que ela pode proporcionar. Ter acesso a esse laboratório é sensacional. O Fablab é um lugar onde nossas ideias podem ganhar forma, isso é muito bacana. Poder usar esse espaço para desenvolver meus projetos e, ao mesmo tempo, continuar aprendendo, é uma oportunidade transformadora”, conta Alan.
Sobre o Fablab Ramacrisna
O Fablab tem como objetivo promover a inovação e a invenção, estimular o empreendedorismo local, democratizar o acesso às ferramentas de fabricação, digitalizar a fabricação e inventar a próxima geração de manufatura e fabricação pessoal. Com 500m² e tecnologia de última geração, o FabLab Ramacrisna oferece formação gratuita e de qualidade nas áreas de Robótica Educacional, Impressão 3D, AutoCAD, Desenvolvimento de sites e aplicativos e muito mais. O espaço também promove oficinas para crianças e cursos exclusivos para meninas por meio do programa Meninas em Rede. Agora oficialmente presente no site fablabs.io, o FabLab Ramacrisna se posiciona como um centro de referência em fabricação digital e educação tecnológica em Minas Gerais e no Brasil.
Serviço:
Atendimento ao público no Fablab Ramacrisna
Data: Todas as quartas–feiras
Horário: Mediante agendamento prévio pelo email : [email protected]
Endereço: R. Aracajú, 321 – Santo Afonso, Betim – MG
Carolina Nogueira - Instituto Ramacrisna (31) 99644-5304 [email protected] https://ramacrisna.org.br/