A Eletrolar Show, que acontece até 18 de julho de 2024 é uma feira de números absolutos, mostrando a força do mercado de bens de consumo no país. No ano passado, foram mais de 600 compradores de 30 mil pontos de venda de todos os estados brasileiros, com destaque para 7% de compradores de outros países da América Latina. Na edição 2024, alinhados com a agenda ESG, os organizadores estenderam o convite para a Circular Brain, cuja missão é incentivar o descarte correto de eletroeletrônicos e promover a economia reversa desses bens. “Já não é possível apenas olhar para o consumo, temos que trazer orientação para lojistas, revendedores e consumidores sobre o que fazer com esses equipamentos quando termina a vida útil. Temos que abrir os olhos para os números”, diz Lívia Santarelli, Gerente de Negócios da Circular Brain.
Sobre os números, Lívia se refere ao relatório “The Global E-waste Monitor 2024”, da ONU, que mostra que houve um aumento no número de e-lixo produzido ao redor do mundo, inclusive no Brasil. “Chegamos ao recorde de 62 bilhões de quilos anuais, isso significa 7,8 quilos por indivíduo, e apenas 22,3% foram coletados e reciclados de forma segura”, explica. No caso do Brasil, dos 2,4 bilhões de quilos de lixo eletrônico anuais gerados, apenas 3,6% passaram por reciclagem adequada.
A presença da Circular Brain durante a Eletrolar Show, está alinhada ao seu trabalho junto a cadeia E-Waste, que inclui coleta, processamento e rastreabilidade dos resíduos, reduzindo o número de resíduos descartados na natureza, incentivando a geração de renda e promovendo a economia circular das peças que podem ser reaproveitadas pelas indústrias.
Hoje, através da Rede Circulare, são oferecidos 15600 pontos de descarte gratuitos de eletroeletrônicos, incluindo agências dos Correios e agências Kabum e Jadlog. Além de um sistema de coleta em domicílio de grandes itens como geladeiras, máquinas de lavar roupas, microondas e lava-louças. “Ampliamos em 4 vezes o número de pontos de entrega no país e hoje já cobrimos 98,8% dos municípios brasileiros”, conta Lívia.
Sobre a Circulare
A Circulare é uma plataforma da Circular Brain, uma empresa de reciclagem de eletroeletrônicos “Temos uma missão de incentivar a economia circular e limpar o nosso planeta, promovendo acessibilidade à população, para que seja cada vez mais simples encontrar um ponto de descarte próximo à sua residência. Só no ano passado arrecadamos mais de 23 mil toneladas de equipamentos, um crescimento de 461% em relação à 2022”, explica Livia Santarelli.
ELETROLAR SHOW 2024
Data: 15 a 17 de julho
Horário: das 13h às 21h
Local: Transamérica Expo Center – Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, em Santo Amaro
Patricia Alves 19998642200 [email protected] www.esgpress.com.br